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Entrevista com Theodora Kapsali, co-fundadora do Spark Game Engine

Theodora Kapsali durante conferência local sobre start ups, na Grécia.
Audacioso. Esse é o primeiro adjetivo que pode ser dado ao Spark, um dos projetos de engine de jogos com mais amplo alcance que já vi, com foco tanto em 2D como em 3D, com ou sem uso de código.

Eu tive a felicidade de conversar por e-mail com Theodora Kapsali, a responsável de marketing desse projeto que é tocado por três empreendedores gregos.

Confira, com exclusividade:

 Quem são as pessoas por trás do Spark Game Engine?

Aris Kostakos – Desenvolvedor de jogos desde sua adolescência. Ele tem experiência em muitos motores de jogo – confira a apresentação que ele fez, onde ele descreve como tudo aconteceu (é em grego, mas nós adicionamos as legendas, então certifique de que a opção está ligada).


Athina Founta – designer gráfico por 10 anos… ela é nossa designer de interface de usuário e de experiência (UI e UX) e também está criando os assets livres que vamos ter inicialmente disponível em Spark.

Theodora Kapsali – Eu tenho 8 anos de experiência como gerente e sou responsável pelo lado de marketing e negócios do Spark Engine.

 Como pode o Spark Game Engine pode ajudar pessoas que querem criar seu primeiro jogo?

Nós vamos oferecer uma interface fácil de usar com função arrastar e soltar nada intimidadora. Alguém com pouca ou nenhuma experiência será capaz de criar um jogo usando comportamentos. Confira mais alguns detalhes aqui.

O mais importante é que se você se envolver com a nossa comunidade agora, você terá a oportunidade de fortalecer e influenciar o Spark. Por exemplo: nós viemos com uma interface do usuário que nós acreditamos que é fácil de usar e muito menos intimidador do que outros motores de criação de jogos, mas você pode não se sentir da mesma maneira e ter sugestões para torná-lo mais fácil. Estamos abertos a sugestões e comentários de nossa comunidade.




Em quê o Spark é diferente de outros programas para a criação de jogos?

Nosso objetivo final é tornar a criação de um jogo menos intimidadora do que é agora. Fazer um jogo é uma tarefa difícil, não há dúvida sobre isso. Mas nós sentimos que há maneiras de torná-lo mais fácil e mais acessível aos interessados ​​na indústria. A interface do usuário é uma grande parte disso, assim como as funções técnicas que iremos oferecer para dar flexibilidade a criadores e muitas outras possibilidades.

Outro objetivo é ser capaz de ajudar os aspirantes a desenvolvedores de jogos a aprender a usar código, se quiserem, através da criação do jogo. Este será mais evidente em uma versão posterior. Nosso principal objetivo é liberar a primeira versão para que as pessoas possam começar a criar e pôr as mãos no Spark.

Confira o breve texto "Code or Not" no site (em inglês).

O que pode ser criado usando o Spark Game Engine?

Qualquer jogo, 2D, 3D, multiplayer, de um único jogador, seja qual for o que o criador quiser. Com o lançamento inicial que está chegando, você será capaz de criar vários jogos 2D usando comportamentos e em uma base regular, haverá atualizações para que você possa fazer mais coisas com Spark. Multiplayer e 3D serão adicionados mais tarde.

Quais são os conhecimentos básicos que uma pessoa deve ter para criar um jogo usando o Spark Game? Alguém pode criar algo fantástico mesmo sem saber como programar?

O conhecimento básico seria a ideia do jogo e o conhecimento de como a mecânica será. Os comportamentos que alguém pode usar são bastante autoexplicativos, por exemplo caminhar, correr, velocidade, aceleração, etc. Não é necessário programação com Spark Game Engine… realmente nada nem uma linha.

Quando a versão final do Spark Game Engine estará disponível? Já há alguma versão para as pessoas curiosas?

Se você estiver interessado em Spark, você pode se inscrever na nossa newsletter, de modo que você estará acompanhando nosso progresso e saberá quando lançarmos uma versão inicial que você possa usar. Decidimos que não vamos mais anunciar quaisquer datas de lançamento para evitar desapontamentos, mas estamos confiantes de que uma liberação virá muito em breve, pois estamos atualmente polindo as ferramentes, implementando a interface do usuário e adicionando muitos comportamentos que você será capaz usar.

Prévia da interface.

O Spark Engine é um software de código aberto? As pessoas podem dar alguma contribuição para o projeto?

O backend (painel administrativo) do Spark não é open source, no entanto, o editor é. É totalmente extensível e, portanto, você pode alterar processadores, sistema de som, sistema de multiplayer, tudo. O código do editor será lançado no GitHub logo depois da liberação.


Confira mais informações no site oficial do Spark Game Engine.
Para ler a entrevista no original em inglês, clique aqui.
Entrevista com Theodora Kapsali, co-fundadora do Spark Game Engine Entrevista com Theodora Kapsali, co-fundadora do Spark Game Engine Reviewed by Enki Jr. on 12.8.16 Rating: 5

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