[TopoDestaque][txmag]

A retrocompatibilidade quebrando barreiras

Nova interface do XBox One - Microsoft - Foto por Edinaldo Silva (GuguBra)
Recentemente a Microsoft anunciou que seria habilitado no console XBox One a retrocompatibilidade com jogos do Xbox 360, ou seja, seu Xbox One irá finalmente rodar seus jogos do Xbox 360 - um grande salto à frente para o mundo dos games, já que nos últimos tempos e indústria estava andando para trás nesse quesito.

Não sei ao certo porque a retrocompatibilidade foi banida, já que o PS2 roda jogos do PS1. Achei que isso aconteceria naturalmente, só que não!

E por uma geração de consoles foi assim. A atual geração de consoles também aderiu à prática de não rodar jogos de seus consoles da geração passada, porém tudo muda agora que a Microsoft implementou essa funcionalidade em seu atual console.

Isso é extremamente importante para o donos de consoles da geração passada. Muitos, assim como eu, não migraram para a nova geração devido ao preço dos consoles, exorbitantes aqui no Brasil. E por não poderem rodar seus jogos preferidos, muito optam em vender seus consoles e jogos. Mas muitos querem recuperar boa parte do que foi investido e não conseguem vender e, quando conseguem, é por um valor muito baixo.

Segundo meu amigo GuguBra a retrocompatibilidade permite jogar no modo multiplayer online, mesmo sem ser assinante da Live Gold, ou seja, um atrativo e tanto, aparentemente ao inserir o disco do jogo no XBox One o conteúdo do disco é copiado para o HD e o jogo só roda com o disco no console, mas jogos no formato digital também serão reproduzidos, seu eu tivesse um XBox 360 agora com certeza eu me empenharia para ter um XBox One.

Em contra partida a Sony anuncia que não tem interesse em implementar a retrocompatibilidade no PS4, pois estão focados em novas tecnologias, sei! A primeira versão do PS3 havia retrocompatibilidade e por não ser um recurso muito utilizado foi removido segundo o site de notícias Tecmundo.

Esse recurso de retrocompatibilidade no PS3 seria muito bem apreciado por mim, já tem tenho alguns jogos do PS2 de que gosto muito, e que, para jogá-los, preciso reinstalar o PS2 novamente.

Segundo o que pude apurar, a retrocompatibilidade não será implementada pela Sony devido ao serviço PS Now, que nada mais é que um serviço de aluguel de jogos através de streaming, com um investimento de U$ 19,90 ao mês ou US$ 49,90 por três meses o usuário terá acesso a mais de 100 jogos de PS3. Agora está explicado a Sony não ter interesse em retrocompatibilidade!

A vantagem disso é que agora o Xbox One tem um recurso que o diferencial do PS4, em contraponto ao PS Now que, como vimos, é pago.

Minha conclusão disso é que a retrocompatibilidade em ambos os consoles são fantásticos, mas a possibilidade de utilizar jogos em discos ou mídias digitais de forma fácil, rápida, sem a necessidade de estar conectado à internet e sem pagar nada a mais por isso é de longe um recurso que pode ser decisivo na escolha do seu próximo console.

Para mais informações:
PS Now - Oficial - Em inglês
A retrocompatibilidade quebrando barreiras A retrocompatibilidade quebrando barreiras Reviewed by M. Roger on 18.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário