[TopoDestaque][txmag]

CRÍTICA: Rovio não deveria abandonar o traço antigo dos Angry Birds

Era óbvio e esperado que os Angry Birds ganhariam um jogo para se relacionar com o longa-metragem para o cinema, lançado em maio. Esse jogo veio. É o Angry Birds Action!, um jogo de pinball. Um fucking jogo de pinball!!!!! Meus parabéns aos envolvidos e a quem está jogando e gostando [Fim da ironia].

Mas, não bastasse isso, parece que a Rovio decidiu que abandonará os traços consagrados desde sempre pelos personagens e consolidados no Angry Birds Toons, e passará a usar a concepção dos pássaros a partir do olhar da Sony Pictures. Em outras palavras, saem os pássaros de traços simples e divertidos e entram esses impostores que parecem uma cruza dos Angry Birds originais com o Piu-Piu monstro.

Voltem à fofice original PLMDDS

A Rovio que me perdoe mas, enquanto fã da franquia e da empresa, não vejo essa mudança com empolgação. Sempre achei os Angry Birds do cinema feios e desinteressantes. Eles são toleráveis ali, naquele estilo de animação — da mesma forma que os quadrinhos dos Super Angry Birds eram perfeitamente aceitáveis como spin-offs. Também são toleráveis no jogo oficial do filme. E só. Os Angry Birds feitos para o cinema não servem nem para imagem icônica, ao contrário dos personagens originais criados na Rovio.

Mas, ao que parece, a Rovio está decidida. Na página oficial dos Angry Birds, quase não há imagens que lembrem a concepção original dos personagens. Vários ícones de jogos antigos, aliás, receberam a nova roupagem, dando de cara, inclusive, com problemas novos: na recriação do ícone do jogo de 2009 que deu origem à série, Red se encontra dobrando os joelhos entre as asas. No Red original, entretanto, as asas e as patas de Red ficam a cargo da imaginação do jogador.
Ícones usados na AppStore.

Ícones no site oficial de Angry Birds.
É claro que, muitas vezes, a questão nem se resume a uma decisão da cúpula da empresa. Poderia ser uma cláusula do contrato com a Sony Pictures? Talvez. Pode ter data de validade. Pode. Mas se nenhum desses for o caso, e a Rovio esteja disposta a abandonar para sempre o layout antigo dos Angry Birds, passando a usar o do filme em todos os jogos a partir de agora, eu vou lamentar bastante. E acho que vai dar ruim...

Classical angries, please come back! :'(
CRÍTICA: Rovio não deveria abandonar o traço antigo dos Angry Birds CRÍTICA: Rovio não deveria abandonar o traço antigo dos Angry Birds Reviewed by Enki Jr. on 6.6.16 Rating: 5