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E essa tal realidade Virtual? — Parte II: Saúde, segurança e futuro


Continuando a falar sobre VR abordarei temas como preços, saúde e como vejo o futuro dessa tecnologia nos games.

A saúde e segurança dos jogadores:
Quais os danos que a exposição prolongada a esse tipo de aparelho possa causar? Quanto tempo uma pessoa pode usar do recurso sem que haja danos à saúde? Além dos Oculus Rift, Playstation VR e HTC Vive, alguns acessórios compatíveis com smatphones estão deixando o acesso aos recurso de realidade virtual cada vez mais baratos. É o caso do Google Cardboard feito de papelão e vendido por U$ 15,00.

Como garantir que um aparelho que não foi projetado para ficar tão próximo do olhos (no caso, os celulares) não cause danos à saúde dos olhos dos jogadores, ou expectadores com a exposição prolongada? Qual a tonalidade da luminosidade da tela adotar? A temperatura da tela irradiará calor aos olhos? Quanto tempo o olho humano suporta essa temperatura?

Essas são questões que talvez os equipamentos especialmente desenvolvido para isso possam responder. Será? Mas em uma pesquisa nos sites dos principais desenvolvedores desses acessórios (Site do PSVR, HTC e Rift) não há, pelo menos por enquanto, nada relacionados à saúde e possíveis danos que a utilização prolongada desses acessórios podem causar.

O que dizer então dos casos de epilepsia causado por exposição à luz? Muita gente pode possuir esse quadro raro de epilepsia sem saber e a exposição da luminosidade tão próxima aos olhos podem desencadear um ataque epilético. Talvez até aumentem os casos dessa doença ao redor do mundo. 



Todos tentaram tirar proveito da tecnologia VR com certeza. 

E o que dizer do preços?

O Playstation VR nos Estados Unidos foi lançado por U$ 399, muitos sites falam de aproximadamente R$ 1500,00 em conversão direta, mas se esquecem do frete, pelo menos mais uns U$ 50,00 por baixo.

Sem contar a tributação de 60% do valor da compra. Continha básica, 449 mais 60% desse valor temos, 718,4 DÓLARES. Agora multiplicamos com o dólar do dia (R$ 3,612 – no da 31/06/16) temos R$ 2594,86. Agora tratando-se de Brasil e do histórico dos preços da Sony em nosso país, pode pôr esse preço acima dos R$ 3000,00 com certeza.

Para piorar, não foi confirmado se há a necessidade da câmera Eye Toy e os controles do PS Move, com isso o preço final ficará mais elevado ainda.

O Rift será comercializado por U$ 600 em seu lançamento e fazendo a continha realizada acima sabemos que vai sair caro.

O Vive é o mais caro, será comercializado por R$ 800 mas já contará com dois controles sem fio. Não preciso dizer que ficará caro e que isso será um luxo que poucos desfrutaram.

O Gear VR já está sendo vendido aqui no Brasil por aproximadamente R$ 650,00 e trata-se apenas de um suporte para determinados smartphones da Samsung, ou seja, além do valor do suporte você irá precisar de outro smartphone caso o seu não possua suporte à tecnologia VR.

Vale ressaltar que pode haver queda nos preços dos produtos vendidos fora do país, aqui no Brasil no entanto, pode haver não haver quedas significativas nos preços, mesmo que haja ainda será uma tecnologia cara. Porém há a possibilidade de se adquirir produtos similares para a adaptação de um smartphone em um óculos de VR, dos quais podem ser importados através de sites de compras globais como o Ali Express por exemplo. 

Como vejo o futuro da tecnologia VR?

Não vejo futuro da tecnologia VR no mercado Gamer. Porém vejo um potencial enorme em outro tipo de entretenimento. Em parques temáticos ou nesse salões de jogos em shoppings centers por exemplo.

Já temos passeio virtual por meio de óculos de VR, bem diferente das cabines com projeção em tela.

No cinema é onde acho que essa tecnologia pode ser amplamente explorada, hoje temos a tecnologia 3D nos cinemas, mas imagine uma sala de cinema repleta de óculos de VR, e que, ao invés de se ter a ilusão de enxergar em 3D você se veja dento do filme. Em certas partes ou, mesmo no filme inteiro, você possa ver qualquer lugar da cena com se estives em algum lugar do cenário, isso sim seria incrível.

Sala do The VR Cinema, primeiro cinema de VR no mundo com duas salas, uma em Amisterdã, Holanda outra em Berlim, Alemanha.
Não sei se estou sendo séptico, mas enxergo a tecnologia VR como a tecnologia 3D, muito bacana, muito inovador para época, mas francamente, não vejo aplicação que justifique uma mudança de como jogamos hoje. Por experiência própria, possuo uma TV com tecnologia 3D, tenho jogos com essa tecnologia mas nunca joguei ou ativei o recurso. Pois ao meu ver é algo bem supérfluo que não vale o meu investimento de tempo e dinheiro para desfrutar de um recurso que sei que pouco me será útil. 

O mesmo vale para a Tecnologia VR, não acho que seja algo supérfluo, pelo contrário, mas o investimento para desfrutar uma jogatina com tecnologia VR será muito alto. No mínimo você precisará de um óculos ou de um celular que suporte a tecnologia.

Parece mesmo que a tecnologia VR será melhor apreciada em exibição de filmes gravados em 360º, nas plataformas stream, e quem já está se beneficiando disso é a indústria pornográfica, e não é preciso ir muito longe, no próprio You Tube podemos encontrar vídeos demonstrando isso, quem dirá em páginas especializados no assunto.

Vídeos gravados em 360º -  Com a tecnologia VR, ao invés de controla a câmera do vídeo com o mouse o usuário controla câmera utilizando um óculos VR e virado a cabeça na direção desejada.

Talvez a melhor aplicação para a tecnologia VR seja em treinamento e simulações, espero que o gênero amadureça e ganhe novos rumos e que novos recursos surjam para abrilhantar mais a industria gamer.

Vale lembrar que esse é um pensamento meu e, não estou prevendo o fim da tecnologia, só não vejo aplicação de forma significativa nos games como seu idealizadores promovem em seu sites e que mudará a forma de se jogar videogames. Fica a critério de cada um investir ou não em uma tecnologia de entretenimento cara e pouco funcional em um game quem não se sabe ao certo quais danos pode causar.

De modo geral é um baita recurso imersivo que promete figurar paginas de sites, revistas e jornais especializados em tecnologia por muito tempo.

Oculus Rift
HTC Vive
Playstation VR
Logitech

As imagens dessa postagem são de divulgação e pertencem a seus respectivos idealizadores.


Confira à postagem "E essa tal realidade virtual? — Parte I" clicando aqui.
E essa tal realidade Virtual? — Parte II: Saúde, segurança e futuro E essa tal realidade Virtual? — Parte II: Saúde, segurança e futuro Reviewed by M. Roger on 7.7.16 Rating: 5

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