Adedonha, Uno, e outras versões online de joguinhos bem marotos que marcaram nossa infância e juventude
Todo mundo tem alguma lembrança de
infância ou adolescência jogando com os irmãos, amigos ou primos aqueles clássicos do tabuleiro como Banco Imobiliário/Monopoly ou Imagem &
Ação, ou rodadas intermináveis de Uno, ou ainda, jogos de
improviso que sĂŁo a cara do Brasil, como o famoso Stop. NĂłs fomos
atrás das versões online dessas maravilhas da jogatina, e trouxemos
nossas impressões para você.
• 4.
“Adivinha o que Ă©?”
Jogos de se desenhar algo e torcer para
que os outros decifrem o desenho são muito comuns em reuniões de
grupos de jovens, reuniões familiares, tempo livre da escola, games
da televisão e outros acontecimentos afins. Partem da junção da
habilidade de desenho de um dos jogadores – que, comumente, deixa
bastante a desejar – com a habilidade de deduzir o que Ă© um
desenho – afinal, na mĂŁo de um mal desenhista, uma caneta pode
fazer o mesmo desenho para um morango ou um abacaxi.
Dentre os jogos de tabuleiro que
cumprem essa função se destacam o Imagem & Ação e o
Pictionary. Na internet, por sua vez, quem mais se destaca Ă©
o site iSketch (www.isketch.net).
“EuSketcho”, um Pictionary livre
da parafernalha de papel
Desde que foi fundado, em 1999, pouca
coisa mudou no iSketch. O que houve de melhor foi a adição de mais lĂnguas alĂ©m da inglesa. Atualmente, tambĂ©m há salas em mais de 20
idiomas, incluindo o nosso PortuguĂŞs do Brasil-sil-sil...
Pontos
positivos:
- Configuração mĂnima necessária
bastante acessĂvel: qualquer navegador com um plugin de flash roda
facinho.
- Possibilidade de jogar com os amigos.
- Ferramenta de desenho simples,
semelhante ao Paint.
Pontos
negativos:
- Possibilidade de grupos de trollagem:
dois amigos entram numa partida e fazem desenhos que nada tĂŞm a ver
com a palavra, enquanto compartilham a resposta certa por Skype,
prejudicando os outros jogadores propositalmente. Sim, tem desocupado
pra tudo nesse mundo.
- Necessidade de uma conexĂŁo de
internet boa e que nĂŁo oscile, pois se vocĂŞ estiver ganhando e sua
internet “cair”, pode esquecer.
É bom saber:
Temos nossa versĂŁo nacional inspirada
no iSketch. O Gartic, além de ser todo em português também têm
interessantes diferenciais: galerias com desenhos de destaque, mural
livre e salas temáticas em português bem mais movimentadas que as
salas temáticas do iSketch.
•3.
“Ăš-NÔÔÔ!”
O
jogo de cartas UNO é marca registrada da Mattel, e começou a fazer
sucesso no Brasil na década de 2000, muito embora tenha sido criado
nos Estados Unidos em 1971, por um barbeiro chamado Merle Robins. Sua
dinâmica se assemelha ao Mau-Mau, mas seu baralho é completamente
diferente do comum, sendo dividido em 4 cores: verde, amarelo, azul e
vermelho, e contendo cartas incomuns como a de nĂşmero 0 e as que
obrigam os oponentes a comprar de 2 a 4 cartas.
Há
várias versões de UNO online. Algumas exigem que você faça um
cadastro – o que dá uma preguiiiçzZzZZZZzzz... – outras
versões, como a do portal MSN, exigem que você entre com sua conta
Microsoft e ainda instale o jogo em seu PC ou notebook, o que também
dá certa fadigROOOONC. Se é pra baixar, melhor ir numa boa AppStore
ou PlayStore da vida e baixar no celular ou tablet, que pelo menos Ă©
mais garantido!
A
Gameloft oferece algumas versões de UNO para celular e tablet. Uma
chamada simplesmente UNO Ă© paga, mas outra chamada UNO & Friends
é gratuita e cumpre muito bem o objetivo. Mas outras versões bem
estranhas e duvidosas tambĂ©m pipocam entre as lojas de aplicativos –
fica esperto!
Tem que gritaaaar!
Uma
regra interessante de UNO, Ă© que vocĂŞ precisa gritar “úúnĂ´Ă´Ă´!”
quando estiver com uma sĂł carta na mĂŁo – ou seja, prestes a
ganhar. Na internet isso ainda nĂŁo foi tĂŁo bem resolvido. Alguns
aplicativos tĂŞm um botĂŁo “say uno” que deve ser apertado
obrigatoriamente, estando sujeito a receber cartas como penalidade,
caso esqueça de fazê-lo. Outras versões simplesmente ignoram tal
detalhe e deixam essa gritada no automático. A versão da Gameloft,
em especial, se encaixa no primeiro grupo.
Pontos
positivos:
-
VocĂŞ pode jogar com pessoas do mundo inteiro. Ou seja, se 4 da manhĂŁ
você quiser jogar UNO online, ainda que quase ninguém esteja
acordado em seu paĂs, certamente haverá jogadores acordados noutro
lugar.
-
Possibilidade de jogar com os amigos da vida real ou do Facebook.
-
Design dinâmico.
Pontos
negativos:
- A
necessidade de gastar certa variedade de moedas do jogo para iniciar
uma partida acabará por te forçar a participar de torneios (onde se disputa uma quantia considerável de moedas), mesmo
que nĂŁo queira – ou comprar crĂ©ditos com dinheiro de verdade,
mas... bem, Ă© claro que eles tĂŞm que fazer isso!
- Os
torneios nĂŁo sĂŁo tĂŁo divertidos porque tĂŞm limite de dois minutos
por partida, e muitas vezes o vencedor Ă© escolhido por ter menos
cartas, em vez de nenhuma.
- Há um excesso de itens caça-nĂqueis, que te distraem do jogo principal.
É
bom saber!
- Há
versões “genĂ©ricas” do jogo, como o Luno, oferecido pela
PlaySpace. “Pode isso, Arnaldo?”. Como dito anteriormente, UNO Ă©
marca registrada da Mattel, entĂŁo nĂŁo sei se realmente pode. Mas
nĂŁo Ă© problema nosso.
• 2.
“O estóóópĂŞĂŞĂŞ!”
Se você nunca disse isso na infância,
Ă© porque deve ter dito coisas semelhantes como “cai deeeedo!”.
Stop (ou Uestope, Adedanha, Adedonha...) Ă© um jogo muito conhecido
em qualquer lugar do Brasil, apesar de cada regiĂŁo ter seus prĂłprios
nomes e rituais. Consiste em sortear uma letra do alfabeto e escrever
nomes que começam com a dita letra, entre várias categorias (nome
prĂłprio, carro, cor, fruta, objeto, nome de filme, etc.). Quando um
dos jogadores cita sozinho uma coisa (exemplo: na letra c, foi o
Ăşnico a escrever a cor “cinza”), ele ganha 10 pontos. Quando
mais de um cita a mesma coisa, 5 pontos para cada. Se escrever uma
palavra incorreta ou nĂŁo escrever nenhuma, nĂŁo pontua.
Embora tenha sido fundado em 2009, o
site Stopots (www.stopots.com.br), que oferece uma versão online para o jogo, ainda é pouco conhecido. Seus responsáveis são os
mesmos do Gartic – aquela nossa versĂŁo melhorada do iSketch. As
partidas de Stop sĂŁo separadas de forma semelhante a salas de
bate-papo e sua interface até lembra o finado MSN (Windows Live
Messenger, whatever...). A letra Ă© sorteada pelo sistema.
Pontos
positivos:
- Possibilidade de criar sua prĂłpria
sala de Stop, contendo seus prĂłprios temas personalizados, excluindo
letras que pareçam difĂceis, editando nĂşmeros de partida por
rodada e assim por diante.
- Ao criar a prĂłpria sala, Ă© possĂvel
atribuir uma senha de acesso. Com isso, dá pra jogar Stop online
apenas com seus amigos!
Pontos
negativos:
- Lembra que falei sobre ser
“semelhante a sala de bate-papo”? Pois Ă©. Isso tem saĂdo um
pouco de controle. Há usuários que já entram no Stopots afim de
uma boa e velha safadeza, e alguns nicknames sĂŁo tĂŁo obscenos como
o que se vê no Bate Papo UOL. Ou seja, Stop pode até ser um jogo
livre para todas as idades, mas o site anda meio... digamos...
adulto.
- Depois de preenchidas as categorias,
as palavras do Stop passam pela avaliação de todos os jogadores da
sala. A pontuação vem a partir daquilo que os outros usuários consideram resposta correta. Disso derivam vários problemas:
1. Falta de conhecimento: se vocĂŞ
conhece uma fruta com um nome difĂcil e outros usuários nĂŁo a conhecem, eles podem nĂŁo aceitar sua palavra, fazendo com que vocĂŞ
nĂŁo pontue, ainda que esteja certo.
2. Má fé alheia + sua desatenção: suponha que
a letra seja “J” e um usuário respondeu “JMANAUS” no item
“cidade”. Se vocĂŞ estiver com pressa, pode acabar aceitando a
palavra e dando ponto a quem a escreveu, e quando perceber o erro,
pode ser tarde demais (sim, aconteceu comigo várias vezes [snif,
snif...]).
3. Má fé alheia + conchavo: aqueles mesmos
amiguinhos trolladores que agem no iSketch podem agir no Stopots,
recusando sua palavra de propósito, mesmo que ela esteja certa. É
um comportamento lamentável e contra qualquer noção de fair
play... mas acontece!
É bom saber!
O mesmo Gartic também já lançou
versões online de Buraco e do Jogo da Forca. O Jogo da Forca também
entra nessa de “versĂŁo online de joguinho maroto”, mas como nĂŁo
precisa jogar em rede, (e como bateu aquela preguiça de analisar) vamos pulá-lo – atĂ© porque há zilhões de
versões do abençoado internê a fora.
1.
“NĂŁo me iLudo...”
Ao contrário de UNO, o jogo Ludo não
é marca registrada de ninguém. Ele deriva de um jogo indiano antigo
conhecido como Pachisi. Por ser bem antigo, ninguém detém seus direitos
autorais.
A PlaySpace (que já citamos aqui como
produtora de “Luno”) tem uma versĂŁo muito interessante de Ludo
para internet, que Ă© quase igual a para tablets.
Pontos
positivos:
- Assim como o UNO da Gameloft, o Ludo
da PlaySpace é em rede com o mundo todo. Ou seja, sempre há quem
possa jogar contigo.
- Interface ágil e sem poluição
visual.
Pontos
negativos:
- Necessidade de moedas virtuais para
entrar em partida. Em uma dinâmica semelhante à de muitos jogos,
troca-se a visualização de uma propaganda por algumas moedas
virtuais, cumprindo o alvo mercadolĂłgico do aplicativo, mas te
distraindo do que realmente importa - o jogo - podendo corroborar para sua perda de interesse.
- Mistura total de nĂveis: vocĂŞ pode
enfrentar feras experientĂssimas que sabem de todos os macetes,
mesmo que seja um humilde jogador de primeira viagem – o que
facilita que você leve surras homéricas e logo perca todo seu rico
dinheirinho virtual.
Menção
honrosa: Finger Twister, do DailyFree
VocĂŞ deve se lembrar de Twister,
aquele jogo que já foi febre mundial, que consistia em pôr pés e
mĂŁos sobre bolas coloridas de um tapete estendido no chĂŁo, criando
posições profundamente constrangedoras. Há uma versão alternativa
chamada “Finger Twister”, em que vocĂŞ faz os malabarismos com as
mĂŁos. Enfim, veja as fotos abaixo para entender os dois:
O estĂşdio DailyFree criou, em 2008,
seu prĂłprio “Finger Twister”, usando o teclado do computador em
vez de uma superfĂcie plana com bolinhas coloridas. O grande desafio
aqui Ă© fazer todo o contorcionĂsmo com as letras usando uma Ăşnica
mão, já que a outra deve ser usada para clicar no mouse e sortear a
prĂłxima letra.
Está longe de ser a melhor coisa do
mundo, mas vale a pena pelo desafio.
Imagens:
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Redegeek.com.br
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Adedonha, Uno, e outras versões online de joguinhos bem marotos que marcaram nossa infância e juventude
Reviewed by Enki Jr.
on
9.12.14
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