[TopoDestaque][txmag]

O Wii foi um console “beta”?


MOMENTO EXPLICAÇÃOZINHA SUPERFICIAL DO JORNAL HOJE: Na linguagem dos computadores, usa-se o termo “beta” para indicar que um site, um programa ou um aplicativo ainda não chegou à sua versão final. Ou seja, se um site é apresentado como beta, é sinal de que seus idealizadores ainda estão mexendo em sua estrutura e concepção.

Assim sendo, o Wii, console lançado pela Nintendo em substituição ao Game Cube, demonstrou durante sua história, que não vinha a ser um projeto fechado, e isso veio a se refletir agora, na iminência do lançamento de seu sucessor, o Wii U (que em 2011, diziam que seria lançado em abril de 2012, mas só está realmente sendo lançado agora em novembro).

A Nintendo pode ter pecado um pouco com alguns aspectos vanguardistas desse console, a começar pelo Wii Remote (ou Wii Mote, controle do console). A ideia era a de um controle de videogame que não parecesse ser de videogame, senão um controle de televisão. Foi inovador de certa forma, mas não lançou tendência para os seus concorrentes – Microsoft e Sony –, ao contrário do ocorrido com o sensor do Wii – podem me apedrejar se acharem burrice o que vou dizer, mas ele certamente é o embrião do Kinect. Pra completar, o Wii Mote ainda passou a apresentar problemas de sincronização, levando a Nintendo a fazer o Motion Plus, que apesar de ser vendido como “componente”, não passava de uma correção de erro – o que foi percebido quando os novos Wii Motes vieram com Motion Plus Inside.

Também foi percebida uma tentativa de aperfeiçoamento quando a Nintendo resolveu fazer calibragens do Wii Mote ao início do jogo. Percebi isto com os dois jogos que vieram com o Wii assim que o adquiri: Wii Sports e Wii Sports Resort – o primeiro, de 2008, o segundo, de 2010. Há, no jogo de 2010, uma função obrigatória que não havia no de 2008, em que o jogador deve deixar seu controle imóvel, para que ele seja “calibrado”, e isso parece não ter sido obedecido por nenhuma outra produtora de games, já que joguei outros games de 2010 no Wii, e eles não pediam por calibragem.
Seria, realmente, necessária essa calibragem? Ou seria mais uma aposta da Nintendo para consertar sua criação?

O Wii Mote abriu um leque interessante de jogabilidade, usando-se de componentes como o volante (Wii Wheel que, afinal, nem funciona tão parecido com um volante assim), o taco de golfe, a pistola, a cinta para fitness e vários outros, que eram feitos de uma estrutura oca, e apenas necessitavam de um Wii Mote em seu interior, levando a uma relativa economia, principalmente se considerarmos que, nos consoles antigos, por exemplo, comprava-se uma pistola completa só para os jogos de tiro. Em relação aos jogos de dança e fitness, o Wii Mote levou uma certa vantagem sobre o PlayStation, já que, neste último, fazia-se necessária a obtenção de um tapete, mas acabou levando uma desvantagem monstruosa com o lançamento do Kinect.

Kinect para XBox 360 (Foto: Canal Tech)
Na verdade, foi o lançamento do Kinect (componente do Xbox 360) que fez o Wii deixar a posição de destaque que antes ocupava. Se, para jogar Just Dance no Wii, bastava-se apenas ter o Wii Mote, e para jogar fitness bastava ter uma cinta de fitness para acoplar ao Wii Mote, o jogador do Xbox 360 não precisaria de absolutamente nada atrelado ao seu corpo! Ou seja, se lá em 2006 era vanguarda participar, com o Wii Mote, de jogos onde não apertava-se nenhum botão, apenas movia-se o controle pra lá e pra cá, com o advento do Kinect, isto passou a ser obsoleto!

Não há de se negar que o Wii fez sim sucesso (eu tenho um e não arrependo), mas foi um console que apresentou várias características que precisaram ser aperfeiçoadas com o passar do tempo. Algumas, foram aperfeiçoadas pela própria Nintendo, durante o tempo de vida do console, outras, serviram como trampolim para as concorrentes fazerem a festa! A Nintendo fez com que seus clientes fizessem parte da fase de testes, quando todos pensávamos que tudo já estava funcionando pra valer – e é por isso que tenho a ousadia de dizer que o Wii foi um console beta.

O fato é que o tempo acabou, e os períodos de “teste pra valer”, aparentemente, já passaram. O Wii U chega agora, com uma proposta diferente da do Kinect, e sem a pretensão de resolver os problemas do Wii – na verdade, até tem um clima de 'deixa pra lá'. Com o Wii U, a pessoa poderá usar um componente, que não sei se comparo com um minigame ou com um tablet (ou com as duas coisas) e, através dele, atirar objetos de jogo que irão chegar à televisão. Também vai ser possível jogar só nesse “tablet”, quando alguém estiver usando a televisão para outra coisa.

Além disso, o Wii U também tem um monte de funções, tais como filmadora que, sinceramente, até me impressionaram quando vi o primeiro vídeo do console, no primeiro semestre de 2011, mas após uma demora tão grande para ser lançado desde seu anúncio, já não parecem mais ser tão inovadoras assim.

O fato é que a Nintendo precisa se firmar. Acho pouco provável que ocorra a essa gigante o mesmo que ocorreu à sua conterrânea Sega, que precisou parar de fabricar consoles para continuar em atividade, mas o fato é que os videogames da Nintendo já não são tão hypes assim, e isso podemos sentir em seus preços. Na década de 1990, os consoles da Nintendo eram os mais caros, comprados só por pais que queriam investir mais na diversão dos filhos. Mas os tempos hoje são outros, e são muitas as pessoas maiores de 30 anos que compram videogames atualmente – um cenário inimaginável àquela década – , e certamente, já perceberam que os consoles da Nintendo passaram a figurar entre os mais baratos – um Wii é mais barato que um Xbox 360 e um Playstatio 3, e ao que parece, não haverá grande variação para o Wii U nesse aspecto.

Acho bom que a Nintendo tenha consertado quaisquer erros identificados desde que anunciaram o Wii U e agora, em que estão lançando, pois isto pode significar a saúde da empresa. 


O Wii foi um console “beta”? O Wii foi um console “beta”? Reviewed by Mestre Risada Forçada® on 29.10.12 Rating: 5

Nenhum comentário