#GameRetrĂ´ 3: Duck Hunt

O jogo certamente marcou a infância e adolescência de muita gente nos anos 1990. Porque né, ele foi lançado em abril de 1984 no Japão, outubro de 1985 nos Estados Unidos, e só em 1987 ele chegou à Europa - isso mesmo, naquela época as novidades demoraaaaavam a se espalhar pelo planeta. Resumindo: não sou tão pobre por só ter jogado esse jogo na década de 1990... acho.
Nada Ă© mais simples que o objetivo desse jogo, que era o de acertar os patos (livre de sangue, claro, sangue em videogame era palavrĂŁo aquela Ă©poca). Era a diversĂŁo da famĂlia, mesmo para quem nĂŁo gostava de caçar patos (eu, apesar de ter jogado, sou completamente contra a caça, quero deixar claro).
Para jogá-lo, era necessário uma NES Zapper (também conhecida por Light Gun), ou seja, uma pistola-joystick. Muito antes do Wii Mote ou do Kinect, a NES Zapper era vista como um avanço tecnológico sensacional ("ooooooooolha! É só mirar na TV que ela atira nos patinhuiissshhh").
Hoje em dia, se compararmos com o que temos disponĂvel, veremos que o tal joystick-pistola era bem arcaico, principalmente pelo fato da mira ser de responsabilidade exclusiva do jogador - ou talvez isso fosse um mĂ©rito, depende da interpretação.
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~~~chama o PETA!!111!!1 |
Recentemente, fiquei sabendo de um bug que esse game tinha ao chegar no nĂvel 100, que deixava o jogo, usando um neologismo, "inzerável".
Os patos se comportavam de tal maneira que era impossĂvel atingi-los, e o cĂŁozinho já começava a fase rindo, como se dissesse "tu errou, manĂ©", mesmo sem nenhum pato ter passado pela TV. Eu, na verdade, jamais presenciei o tal bug pois jamais cheguei ao nĂvel 100 (~~~~apagar).
Convenhamos, era necessário muuuuita paciĂŞncia pra chegar ao nĂvel 100 de um jogo de trilha sonora tĂŁo irritante e cujo chamariz Ă© apenas um bando de patos voando. Ainda mais, se pensar que os patos voavam mais rápido a cada nĂvel. Pois Ă©, mas algum viciado jogou atĂ© o nĂvel 100 e descobriu esse bug, gerando essa lindeza no YouTube:
Outra controversa comum ao jogo (pelo menos no Brasil, paĂs que chama o Sonic de "porco-espinho") era o de atrelar o cachorro ao personagem Muttley, cĂŁo de estimação do Dick Vigarista (dos desenhos Corrida Maluca e Máquinas Voadoras).
A relação era feita porque tanto o cãozinho de Duck Hunt como Muttley riam sarcasticamente do fracasso de seus donos. O jogo, porém, jamais teve qualquer relação com Dick Vigarista ou seu universo, embora a Nintendo, mais adiante, tenha criado o personagem Waluigi, que muito é apontado como um, digamos, "sósia" do Dick.
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~~~~PEGEEM OS POMBO RERERERE |
Porque se já precisava ter muita coragem pra encarar 99 fases lá nos anos 1990, que dirá hoje em dia, com o ritmo de vida alucinado em que vivemos.
#GameRetrĂ´ 3: Duck Hunt
Reviewed by Enki Jr.
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7.1.13
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