[TopoDestaque][txmag]

Hoje é #DiaDoGamer... mas afinal, o que é um gamer?

Hoje, 29 de agosto, é dia do gamer. E qual a resposta da pergunta do título? Indo pela tradução óbvia, um gamer é um jogador. Aquele que pratica algum jogo. O termo em inglês, no Brasil, se refere ao indivíduo que se dedica aos jogos eletrônicos e o diferencia de um jogador de xadrez, por exemplo.

Ilustração publicada pelo usuário Prywinko no DeviantArt.

Até algum tempo atrás, só era abrangido pelo termo "gamer" aquele indivíduo que jogava exaustivamente os jogos mais, digamos assim, badalados do mercado, geralmente de ação, tiro em primeira pessoa, RPG ou corrida e sabia sobre eles os detalhes mais específicos das configurações do dito jogo ou de um hardware.

A Wikipédia tem, atualmente, um artigo que especifica os vários tipos de gamers, encaixando esse perfil descrito acima como "hardcore gamer", mas levando em conta vários outros perfis: retro gamer, gamer regular, cyber atleta, import gamer, dentre outros.

Talvez o grupo que mais tenha crescido, especialmente na última década, seja o de casual gamers, que são o extremo oposto do hardcore gamer. Fala a verdade, até aquela sua tia quadrada que compartilhou aquela imagem do Pikachu montando um homem deve curtir um Candy Crush, um Tetris ou um desses joguinhos de Facebook para "investigar crimes".

A evolução dos jogos para celular transformou em gamers até quem mais se opunha a games. Ao ponto dessas pessoas, muitas vezes, nem se darem conta que estão jogando um jogo digital.

Angry Birds é um dos jogos casuais que mais ganhou adesão do gamer tradicional, mas não é uma unanimidade.

Se, afinal, levarmos em conta essa abordagem mais ampla do termo "gamer", podemos considerar que o dia de hoje é dedicado a uma comunidade cada vez maior de pessoas.

Também é interessante ver como o mercado está disposto a contemplar a todas, cada vez mais. Mesmo o retro gamer tem visto sua lista de opções cada vez menos limitada.

Diante de todo esse cenário, acho a diversão que cada um procura através dos meios de sua escolha e pelo investimento que mais lhe convém mais importante que qualquer implicância. É desnecessário o desdém que alguns grupos distintos de gamers têm um pelo outro. O importante é se divertir!

Bora se divertir e chega de picuinha!

Hoje é #DiaDoGamer... mas afinal, o que é um gamer? Hoje é #DiaDoGamer... mas afinal, o que é um gamer? Reviewed by Enki Jr. on 29.8.16 Rating: 5

Nenhum comentário