[TopoDestaque][txmag]

'Pixels' e a multipolaridade de Pac-Man




Pixels chega aos cinemas na próxima quinta-feira 23 de Julho e é mais um longa-metragem a explorar a cultura gamer. Ainda não dá pra saber se o filme é legal, mas é filme com o Adam Sandler. E isso já responde muita coisa - seja lá isso bom ou ruim.

O mais curioso do filme é que ele é, provavelmente, a primeira obra a trazer Pac Man por uma perspectiva nada heroica. A imagem de divulgação mais famosa é, justamente, de Pac-Man engolindo a cidade. Donkey Kong também é mostrado como inimigo, mas aí não há novidade. Ele já era mesmo o vilão de seus próprios primeiros jogos, quando capturava a princesa e precisava ser derrotado por um tal de Jumpman (que aderiu à numerologia e mudou de nome para Mario, conhecem?).


A justificativa é até válida. No filme, extraterrestres interpretam de forma equivocada os arquivos sobre a humanidade enviados pela NASA ao espaço em 1982, e a invasão de personagens de jogos é apenas uma resposta a isso. A cena em que Toru Iwatani, criador de Pac-Man, é mordido por sua própria criação, é, sem dúvida, um dos pontos altos do trailer.

Ai, como dói!
Pac-Man pode ser apontado facilmente como multipolar. Quando seu arcade simplório fez sucesso, lá na década de 1980, seus produtores decidiram fazê-lo migrar para a TV. Convertido em animação da Hannah-Barbera, Pac Man se tornou um pai de família casado e com filho.

Uma família ~tradicional~

Em 2013, o personagem sofreu um reboot absurdo no projeto 'Pac is back', que reunia os jogos e a série animada sob o mesmo espectro e estética. Ali, Pac-Man virou um pré-adolescente em idade escolar, meio tímido e atrapalhado, quase um personagem de Malhação, com direito até a viver um crush com uma adolescente fantasma!

Fia, ele é o COME COME! Cuidado!

Em Pixels, aparentemente, o foco não está nos personagens de games e suas próprias histórias, mas sim, no caos provocado pela invasão do mundo dos jogos ao mundo real. E Pac-Man faz parte desse caos. E, por enquanto, isto é tudo. Vamos ver que bicho dá.

Imagens: Divulgação/Bandai Namco/Columbia Pictures
'Pixels' e a multipolaridade de Pac-Man 'Pixels' e a multipolaridade de Pac-Man Reviewed by Enki Jr. on 21.7.15 Rating: 5

3 comentários

  1. Nos anos 80 (eu nasci em 81 )a sociedade queria fabricar mini adultos, por isso o pac man era pai de familia, as meninas ganhavam fogãozinho de plastico, essas coisas

    Hoje em dia criança dá muuito dinheiro, por isso retardam ao máximo a idade adulta, por isso a gente ve até criança de 30 anos por aí. Por isso que fizeram esse novo pac man ridículo que passa no gloob... mas os jogos do novo pac man são até legais

    Não tem herói bipolar nos games até q a grana fale mais alto...

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 80 (eu nasci em 81 )a sociedade queria fabricar mini adultos, por isso o pac man era pai de familia, as meninas ganhavam fogãozinho de plastico, essas coisas

    Hoje em dia criança dá muuito dinheiro, por isso retardam ao máximo a idade adulta, por isso a gente ve até criança de 30 anos por aí. Por isso que fizeram esse novo pac man ridículo que passa no gloob... mas os jogos do novo pac man são até legais

    Não tem herói bipolar nos games até q a grana fale mais alto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não tem herói bipolar nos games até q a grana fale mais alto... " kkkkkkkkkkkkk

      Valeu pelo comentário ;-)

      Excluir