[TopoDestaque][txmag]

Amiibo: “Telepods do what Nintendon't”

O título não é uma citação, mas uma provocação. “Does what Nintendon't” era um trocadilho em inglês usado pela Sega durante parte da década de 1990, na época em que lançava o Genesis e era inimiga da Nintendo ...e tooooda essa história manjada que não vou contar de novo.

Vamos ao que interessa: a tecnologia NFC (Near Field Communication) é algo fascinante – especialmente se você trabalha com games e não curte muito o risco da pirataria. Através dela, o consumidor transporta um personagem com habilidades especiais, devidamente condensado numa miniatura no mundo físico para o universo virtual do jogo em questão. O grande burburinho para 2015 é a série de bonecos Amiibo, lançada pela Nintendo para Wii U e New Nintendo 3DS.

~~~taca-lhe fogo


Mas não há nada de tão novo de tão novo no Amiibo. Salvas as diferenças sutis, ele se equipara aos Telepods lançados pela Rovio para vários títulos de Angry Birds, além de bonecos das séries Disney Infinity publicada pela Avalanche e Skylanders publicada pela Activision.

Mas se os bonecos de Skylanders necessitavam de um hardware próprio para transportarem o personagem da miniatura para o console (inclusive para o Wii), os Amiibos só precisarão de uma aproximação com o dispositivo do próprio Wii U, sem a necessidade de comprar mais nada (ufa!), o que aliás, os Telepods de Angry Birds já fazem – basta aproximá-los da câmera do tablet e a mágica acontece.


Você também pode usá-los como chaveiro! Na verdade... não, não pode não!


Infelizmente, os Amiibos vão pe$ar um pouco mais para quem tem um New 3DS. Para o portátil, não haverá jeito – tem que comprar uma gambiar... digo, plataforma para acoplar.

Apesar da comparação inevitável com coisas que já existiam, a série Amiibo está longe de merecer nosso desprezo. Estando nas mãos da Nintendo, a tecnologia promete não ficar restrita apenas nos títulos da própria empresa (apesar da primeira leva estar destinada ao Super Smash Bros.), mas também estará disponível para personagens de destaque de outras publicadoras dos consoles da família Nintendo. Algo bem bacana está na parte de poder treinar os personagens, o que vai te fazer se sentir o próprio Ash Ketchum.

Amiibo é coisa pra se guardar
Do lado esquerdo do peeeeitooo ♪


Logo, os Amiibos resolvem 3 demandas:

1. Comercializando colecionáveis: Mc Donald's a parte, os colecionadores nintendistas terão bonecos bem mais bonitos e high tech para colecionarem.

2. Pirataria já morreu!: Tipassim... até meu Positivo com Windows Home Edition grava DVD, e eu só não tô pirateando as coisas e vendendo no calçadão por preguiça de correr do rapa. Mas piratear esses bonequinhos aí, ó... sei não... desconfio – DESCONFIO – que não deve ser coisa simples não. E a Nintendo *SORRISO DE ORELHA A ORELHA* deve saber disso.

3. Movimentação do console: a série Amiibo vai ajudar a fomentar os investimentos do consumidor, especialmente do Wii U, cuja morte fora decretada em 2013, e a ressurreição declarada em 2014 – sim, caso você não saiba, as vendas do Wii U subiram, a Nintendo não faliu nem foi comprada pela Disney e tá te mandando um colar de beijos ;-*

Resta esperar que a Sega relance o “Samba de Amiibo” #Badunts

Com informações de Techtudo.
Amiibo: “Telepods do what Nintendon't” Amiibo: “Telepods do what Nintendon't” Reviewed by Enki Jr. on 31.12.14 Rating: 5

3 comentários

  1. Maneira interessante de bloquear a pirataria. imagino se as armas e personagens de games que fizeram sucesso (e ainda fazem) como Skyrim ou a franquia milionária de Resident Evil somente pudessem ser obtidas se o "gamer" comprasse uma miniatura, além da emoção do jogo teria o prazer de completar uma coleção de armas de personagens em miniatura. Mas claro, que tivesse um preço acessível. Aqui no Brasil, no entanto, com os impostos "modestos" que temos em nossa terra paradisíaca (estou ironizando e pegando MUITO pesado)
    NNãããooo... creio que no fim das contas só a pirataria nos salvaria mesmo, ou pedir pra um amigo de outro país trazer uns exemplares em um cantinho da mala.

    ResponderExcluir
  2. Os Telepods de Angry Birds já são bem caros no Brasil, Jones. E não é em qualquer lugar que a gente encontra. Quero nem ver quando os Amiibos chegarem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tem mais nintendo no Brasil, mto menos vai ter amiibo "/

      Excluir