Game RetrĂ´ #9 - Hotel Mario

A penĂşltima postagem da sessĂŁo Game RetrĂ´ foi sobre um jogo feito pela Nintendo sob encomenda para uma emissora de TV do JapĂŁo, logo depois convertido na marra em um jogo de Mario, para o mercado externo. Hoje falaremos dele que, simplesmente, entrou para a histĂłria como Ăşnico jogo de Super Mario nĂŁo criado ou publicado pela Nintendo: Hotel Mario.

"Como fomos deixar isso acontecer?"


Para entender o jogo é preciso entender o cenário comercial por trás de tudo. Então vamos lá: No finalzinho dos anos 1980, a Sony colaborou com a Nintendo "nuns projetos aí", como diriam subcelebridades do TV Fama. Resumidamente, a Nintendo e a Sony não entraram em acordo sobre o projeto de um tal de PlayStation (que, naquele momento, não era ninguém na fila do pão) e então a Nintendo foi tentar a sorte nessa história de CD-ROM com uma companhia ocidental: a Philips.

Na verdade, essas questões de "migrar para CD ou permanecer no cartucho?" também tiravam o sono da Sega naquela mesma época, mas nem é esse o assunto. De qualquer forma, recomendo muito que você procure saber mais sobre o mercado gamer de meados da década de 1990. A Console Wars de então é um tema riquíssimo!

Resumidamente, a Nintendo encontrou na Phillips sua grande parceira para essa empreitada. Se realmente tivesse dado certo, talvez a Sony jamais tivesse obtido tanto sucesso com seu PlayStation, lançado em 1994. Mas, adivinha...

As duas empresas também entraram em desacordo, e não lançaram console juntas no fim das contas. Nintendo, a namorada temperamental, viria a lançar algum tempo depois, o seu SNES (ou Super Nintendo pros chegados), só se rendendo ao CD bem mais tarde, com o Nintendo GameCube de 2001.

Mas vamos voltar à Philips. Ela e a Nintendo terminaram o namoro, certo? Certo. Começou aí um dos episódios mais bizarros da linha do tempo dos jogos digitais. A Philips decidiu tocar o projeto em diante, e acabou lançando o console-híbrido Philips CD-i em 1991, um ano após a Nintendo lançar o SNES.

Sentiu desânimo só de olhar? Eu senti.

Tudo poderia acabar por aí, mas graças a umas brechas no contrato, a Philips adquiriu o direito criar jogos usando alguns personagens da Big N. E a Nintendo? Bem, teve que engolir essa história caladinha.

E foi assim que nasceu Hotel Mario, em 1994. Produzido pela Philips Fantasy Factory (sim, isso existiu), o jogo simplesmente nem tem a assinatura da Nintendo em sua abertura, de tĂŁo sombrio que Ă©.

Welcome to the Hotel California ♫


"EntĂŁo o jogo Ă© ruim?"

Para muitos gamers sim. E ponto.  Mas, analisando o jogo mais friamente, veremos que Hotel Mario nĂŁo Ă© um jogo ruim com R maiĂşsculo, Ă© atĂ© legalzinho, mas decepciona porque em 1994 a Nintendo já tinha capacidade para produzir algo bem melhor do que se viu ali. O primeiro Mario Kart, por exemplo, foi lançado no ano anterior e tem fĂŁs fiĂ©is atĂ© hoje.

Tirando as cut scenes risĂ­veis, o jogo era todo em tela parada, e Mario tinha como objetivo pegar moedas e fechar as portas dos quartos. Quando fechava todas as portas, a fase estava terminada.

O serviço de quarto não era dos melhores

Mas por que ele fazia isso? Por que estava num hotel, ora. Sejamos sinceros, histórias críveis nunca foram o forte da série, mas nesse jogo, a premissa do hotel existir é: Bowser sequestrou a Princesa Peach e transformou parte do Reino dos Cogumelos em um conglomerado de sete hotéis. É isso.

Hotel Mario tem vários incômodos estéticos. A apresentação das fases, por exemplo, mais parece a de um desenho animado dos anos 1950 do que de um jogo de Mario.

Vai começar: ( ) um episódio de Pica-Pau (X) uma fase de Hotel Mario

Os traços dos dois irmãos também parecem tão estranhos que não é de se estranhar que as cut scenes desse jogo estejam entre as preferidas na hora de alguém fazer redublagem de paródia no YouTube.

No ano em que Super Mario faz seu 35° aniversário, Hotel Mario é um jogo que a Nintendo certamente deseja esconder debaixo do tapete, ainda que não tenha sido ela a produzir. Mas ficou para sempre a lição de nunca mais subestimar pequenas cláusulas contratuais, aparentemente inocentes.

"... Ă© sĂł vocĂŞ assinar esse contrato aqui..."

Imagens: Quebec Gamers / Rantgamer / Blackmoon Project / Cmais
Game RetrĂ´ #9 - Hotel Mario Game RetrĂ´ #9 - Hotel Mario Reviewed by Enki Jr. on 29.7.15 Rating: 5

Nenhum comentário