Sony se desfaz de divisão de games online, e mostra que não está fácil para ninguém
Ser a líder mundial isolada na venda de consoles não garante sucesso absoluto. Além de não ter conseguido o sucesso esperado com o PlayStation Vita, a Sony também não vinha tendo uma vida fácil em seus projetos com jogos online.
Em virtude disso, a gigante japonesa vendeu a Sony Online Entretainment para uma empresa de investimentos chamada Columbus Nova, e a divisão que pertencia à Sony passará a atender pelo nome de Daybreak Game Company.
Um dos argumentos para a decisão considera que havia uma falta de acerto dessa divisão com as estratégias do resto da empresa, já que a SOE publicava jogos para a internet e, ainda que não intencionalmente, ignorava o PlayStation. Além disso, empresas aparentemente menores acabaram abocanhando uma fatia considerável do mercado de multiplayer online games (referidos também pela sigla MMO), a exemplo da Riot Games, desenvolvedora do fenômeno League Of Legends (LOL).
Toda essa desventura mercadológica só vem mostrar aquilo que já tem ficado claro no mercado de video games: nenhuma empresa é capaz de ser soberana em todas as áreas. Quem considera o monopólio como maior característica de sucesso de uma empresa, pode esquecer de procurar algum exemplo no mercado de jogos eletrônicos.
Mas apesar das semelhanças com o destino de um jogador diante do caça-níquel, a experiência também tem mostrado que decisões ousada podem agir em favor da recuperação das empresas. Se essa decisão da Sony irá interferir positivamente em toda a parte destinada a jogos, só o tempo poderá dizer.
Por hora, parece que não foi necessariamente um bom negócio. Pelo menos é o que faz pensar o tweet que John Smedley, presidente da recém-criada Daybreak, soltou para os mais desavisados: "Sim, nós queremos trazer nossos jogos para Xbox One, além do PS4"
Com informações de Info, e IDG Now!.
Em virtude disso, a gigante japonesa vendeu a Sony Online Entretainment para uma empresa de investimentos chamada Columbus Nova, e a divisão que pertencia à Sony passará a atender pelo nome de Daybreak Game Company.
EverQuest (1999), primeiro grande sucesso da SOE e grande um clássico do gênero MMORPG. |
Um dos argumentos para a decisão considera que havia uma falta de acerto dessa divisão com as estratégias do resto da empresa, já que a SOE publicava jogos para a internet e, ainda que não intencionalmente, ignorava o PlayStation. Além disso, empresas aparentemente menores acabaram abocanhando uma fatia considerável do mercado de multiplayer online games (referidos também pela sigla MMO), a exemplo da Riot Games, desenvolvedora do fenômeno League Of Legends (LOL).
Fonte dessa imagem sensacionalista: Fórum Alt Tab Me |
Toda essa desventura mercadológica só vem mostrar aquilo que já tem ficado claro no mercado de video games: nenhuma empresa é capaz de ser soberana em todas as áreas. Quem considera o monopólio como maior característica de sucesso de uma empresa, pode esquecer de procurar algum exemplo no mercado de jogos eletrônicos.
Mas apesar das semelhanças com o destino de um jogador diante do caça-níquel, a experiência também tem mostrado que decisões ousada podem agir em favor da recuperação das empresas. Se essa decisão da Sony irá interferir positivamente em toda a parte destinada a jogos, só o tempo poderá dizer.
Por hora, parece que não foi necessariamente um bom negócio. Pelo menos é o que faz pensar o tweet que John Smedley, presidente da recém-criada Daybreak, soltou para os mais desavisados: "Sim, nós queremos trazer nossos jogos para Xbox One, além do PS4"
Com informações de Info, e IDG Now!.
William é publicitário, ator, já fez roteiros pra rádio e ama Sonic. Curte jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart. No mundo literário, também atende por Enki Jr.
Sony se desfaz de divisão de games online, e mostra que não está fácil para ninguém
Reviewed by Enki Jr.
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4.2.15
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Sony criou a cobra só pra ser picada. JÊNIA
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