Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos
No próximo dia 13 de Setembro, Mario oficialmente fará seus 30 anos de idade. Um tanto simbólica, a data marca a estreia do personagem com o nome que conhecemos hoje, Super Mario - nome de jogo homônimo lançado em 1985 - mas o personagem já havia surgido em 1981, com o nome de Jumpman, no jogo de estreia de Donkey Kong.
![]() |
Muitas felicidades, muitos anos de vida. |
A existência de Super Mario como conhecemos hoje está ligada a uma sucessão de fatores externos envonvendo pessoas não necessariamente ligados à Nintendo. Hoje falaremos de 3 delas, às quais, numa festa de aniversário comum, poderíamos esperar por aquela honraria (vista por alguns como algo cafona) de oferecer o primeiro pedaço de bolo.
Vamos a elas?
#3. O Marinheiro Popeye
A Nintendo julgava estar em boa relação com a King Features Syndicate, proprietária do personagem que adora um espinafre. Chegou até a lançar, em 1981, um Game & Watch do marinheiro.
Game & Watch, para quem não lembra, eram pequenos dispositivos contendo um único jogo, que a Nintendo lançou àquela época. Cabiam num bolso de camisa e eram o suprassumo da inovação.
![]() |
O objetivo do Popeye era pegar garrafas. PEGAR GARRAFAS. |
Levando o bom relacionamento em conta, Shigeru Miyamoto se pôs a desenvolver um jogo do Popeye para arcade (fliperama), cuja comercialização seria impulsionada pela própria popularidade do marinheiro. Tudo mudou drasticamente quando, graças a um desacordo comercial, a Nintendo perdeu os direitos sobre Popeye. Em outras palavras, o arcade já era.
Para não perder todo o trabalho, os personagens foram convertidos em criações novas de Miyamoto, cuja essência lembrava os originais: Olívia Palito virou Pauline (e, mais tarde, Princesa Peach), Brutus virou Donkey Kong e o marinheiro Popeye virou Jumpman (renomeado como Mario em 1985).
Hoje em dia, sejamos sinceros, quem é Popeye na fila do pão? Não avaliando a qualidade dos quadrinhos e do desenho, ou seu legado histórico, já que fora criado em 1929 e serviu até para propaganda governamental durante a Segunda Guerra Mundial, mas é fato: de alguém de 15 anos de idade ou menos, hoje em dia, é mais fácil esperar que conheça o Mario do que o marinheiro Popeye.
![]() |
"Isso verde na mão dele é o que ele põe no cachimbo, paiê?" |
Em outras palavras, todos devemos agradecer ao King Features Syndicate por sua decisão. E o oferecimento do primeiro bolo de aniversário para o vô Popeye serve como uma ótima tiradinha de onda.
#2. O lendário Mario Segale
Nascido em 1934 (portanto, 5 anos mais novo que o marinheiro Popeye), Mario Segale teria, graças à sua semelhança física com Jumpman (!?!), inspirado o pessoal da criação a renomear o personagem. As informações sobre esse cidadão têm sido bem desencontradas desde sempre. E pouco tem se falado sobre ele ultimamente.
Em outras palavras, não se sabe nem se ele ainda é vivo. Ou seja, encontrá-lo pode tanto ser caso para algum repórter engajado do Programa do Gugu, como pode ser caso de uma sessão mediúnica mesmo.
![]() |
Achei mais parecido com o Cauby Peixoto, mas tá valendo. |
![]() |
Atribui-se a identidade de Mario Segale a esse senhor à esquerda, mas não encontrei nenhuma confirmação oficial. |
Numa das mais recentes matérias sobre os Segales, publicada pelo The Seattle Times em 2010, está em destaque o audacioso projeto da construção de Tukwila South, uma cidade ao sul de Tukwila, também no estado americano de Washington, cujo público alvo seriam os homens de negócio de Seattle. Repetindo: CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE.
Sim, os Segale, embora avessos a aparecer, estão longe de ser pobrinhos.
Assim sendo, não dá pra saber muito se Mario Segale se sujaria de glacê comendo um bolo de aniversário de um encanador, mas fica aí a sugestão para o primeiro pedaço.
#1. Sonic, o ouriço
Ai, mas o Sonic?
Sim, leitor, o Sonic.
![]() |
Tava no fluxo, avistei a novinha no grau ♫ |
Rivais de meia-pataca hoje em dia, e volta e meia sendo vistos tomando uma jurupinga juntos, Mario e Sonic foram a linha de frente de uma guerra intensa nos anos 1990: a da Nintendo com sua conterrânea Sega. Console Wars, já ouviu falar? Então.
Sonic apareceu no cenário gamer em 1991, e sua função de ser ~melhor que o Mario~ nunca foi algo oculto. E em economia você sabe, né: nada impulsiona mais o desenvolvimento um negócio do que a concorrência. É óbvio que Sonic jamais foi o único concorrente de Super Mario, mas essa picuinha dos anos 1990 certamente serviu como combustível para que Shigeru Miyamoto e sua equipe se superassem cada vez mais.
E, tal como oferecer um pedaço de bolo a Popeye, Mario tiraria uma onda legal oferecendo o primeiro pedaço ao ouriço azul.
Com informações e imagens de Toonbarn, Falaw Gamer e Seattle Times.
Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos
Reviewed by Enki Jr.
on
7.8.15
Rating:
![Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq7OZ9cynZpV5AjfhpjA4ZunU8edvgAGFGzA0jSawWXfXjb16NIlCsVAl8XG-EEKGZ5ysdyIoptgwQYMdA4b_YqPciuWsXaiZfSiL_RqqLndbKg7mTModL8bWWLBQ8FwQT3_zmIoyHnn_5/s72-c/ANIVERS%25C3%2581RIO+DO+MARIO+-+bolo580.png)
Nenhum comentário