[TopoDestaque][txmag]

Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos


No próximo dia 13 de Setembro, Mario oficialmente fará seus 30 anos de idade. Um tanto simbólica, a data marca a estreia do personagem com o nome que conhecemos hoje, Super Mario - nome de jogo homônimo lançado em 1985 - mas o personagem já havia surgido em 1981, com o nome de Jumpman, no jogo de estreia de Donkey Kong.

Muitas felicidades, muitos anos de vida.

A existência de Super Mario como conhecemos hoje está ligada a uma sucessão de fatores externos envonvendo pessoas não necessariamente ligados à Nintendo. Hoje falaremos de 3 delas, às quais, numa festa de aniversário comum, poderíamos esperar por aquela honraria (vista por alguns como algo cafona) de oferecer o primeiro pedaço de bolo.

Vamos a elas?

#3. O Marinheiro Popeye

A Nintendo julgava estar em boa relação com a King Features Syndicate, proprietária do personagem que adora um espinafre. Chegou até a lançar, em 1981, um Game & Watch do marinheiro.

Game & Watch, para quem não lembra, eram pequenos dispositivos contendo um único jogo, que a Nintendo lançou àquela época. Cabiam num bolso de camisa e eram o suprassumo da inovação.


O objetivo do Popeye era pegar garrafas. PEGAR GARRAFAS.

Levando o bom relacionamento em conta, Shigeru Miyamoto se pôs a desenvolver um jogo do Popeye para arcade (fliperama), cuja comercialização seria impulsionada pela própria popularidade do marinheiro. Tudo mudou drasticamente quando, graças a um desacordo comercial, a Nintendo perdeu os direitos sobre Popeye. Em outras palavras, o arcade já era.

Para não perder todo o trabalho, os personagens foram convertidos em criações novas de Miyamoto, cuja essência lembrava os originais: Olívia Palito virou Pauline (e, mais tarde, Princesa Peach), Brutus virou Donkey Kong e o marinheiro Popeye virou Jumpman (renomeado como Mario em 1985).

Hoje em dia, sejamos sinceros, quem é Popeye na fila do pão? Não avaliando a qualidade dos quadrinhos e do desenho, ou seu legado histórico, já que fora criado em 1929 e serviu até para propaganda governamental durante a Segunda Guerra Mundial, mas é fato: de alguém de 15 anos de idade ou menos, hoje em dia, é mais fácil esperar que conheça o Mario do que o marinheiro Popeye.


"Isso verde na mão dele é o que ele põe no cachimbo, paiê?"

Em outras palavras, todos devemos agradecer ao King Features Syndicate por sua decisão. E o oferecimento do primeiro bolo de aniversário para o vô Popeye serve como uma ótima tiradinha de onda.


#2. O lendário Mario Segale

Nascido em 1934 (portanto, 5 anos mais novo que o marinheiro Popeye), Mario Segale teria, graças à sua semelhança física com Jumpman (!?!), inspirado o pessoal da criação a renomear o personagem. As informações sobre esse cidadão têm sido bem desencontradas desde sempre. E pouco tem se falado sobre ele ultimamente.

Em outras palavras, não se sabe nem se ele ainda é vivo. Ou seja, encontrá-lo pode tanto ser caso para algum repórter engajado do Programa do Gugu, como pode ser caso de uma sessão mediúnica mesmo.

Achei mais parecido com o Cauby Peixoto, mas tá valendo.
A foto mais certa de Mario Segale é justamente esta acima, de um livro dos tempos de escola (os chamados facebooks, muito comuns nos EUA). Aos quase 50 anos de idade, à época da renomeação de Jumpman, Mario certamente estava bem diferente disto, mas outras fotos de Segale são pouco claras.

Atribui-se a identidade de Mario Segale a esse senhor à esquerda, mas não encontrei nenhuma confirmação oficial.
Conta-se que a Nintendo, visando expandir sua influência no mercado americano, alugou de Mario Segale um prédio comercial em Seattle e, dada a semelhança entre Jumpman e esse "Seu Barriga" americano, o personagem acabou sendo apelidado de Mario. De apelido para nome oficial, foi um pulo.

Numa das mais recentes matérias sobre os Segales, publicada pelo The Seattle Times em 2010, está em destaque o audacioso projeto da construção de Tukwila South, uma cidade ao sul de Tukwila, também no estado americano de Washington, cujo público alvo seriam os homens de negócio de Seattle. Repetindo: CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE.

Sim, os Segale, embora avessos a aparecer, estão longe de ser pobrinhos.

Assim sendo, não dá pra saber muito se Mario Segale se sujaria de glacê comendo um bolo de aniversário de um encanador, mas fica aí a  sugestão para o primeiro pedaço.


#1. Sonic, o ouriço

Ai, mas o Sonic?
Sim, leitor, o Sonic.


Tava no fluxo, avistei a novinha no grau ♫

Rivais de meia-pataca hoje em dia, e volta e meia sendo vistos tomando uma jurupinga juntos, Mario e Sonic foram a linha de frente de uma guerra intensa nos anos 1990: a da Nintendo com sua conterrânea Sega. Console Wars, já ouviu falar? Então.

Sonic apareceu no cenário gamer em 1991, e sua função de ser ~melhor que o Mario~ nunca foi algo oculto. E em economia você sabe, né: nada impulsiona mais o desenvolvimento um negócio do que a concorrência. É óbvio que Sonic jamais foi o único concorrente de Super Mario, mas essa picuinha dos anos 1990 certamente serviu como combustível para que Shigeru Miyamoto e sua equipe se superassem cada vez mais.

E, tal como oferecer um pedaço de bolo a Popeye, Mario tiraria uma onda legal oferecendo o primeiro pedaço ao ouriço azul.




Com informações e imagens de Toonbarn, Falaw Gamer e Seattle Times.
Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos Festa de 30 anos de Super Mario: para quem deve ir o primeiro pedaço do bolo? Escolha entre os 3 candidatos Reviewed by Enki Jr. on 7.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário