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The King of Fighters quer retornar ao seu lugar de destaque dentre os jogos de luta


The king of Fighters XIV - Imagem: Divulgação

Para quem não sabe The King of Fighters (KOF) é uma série de jogos de luta em 2D que surgiu em 1994 e trazia em seu cartel personagens dos jogos Real Bout – Fatal Fury e Art of Figth, Psyco Soldiers e Ikari Warriors.
Capa Art of Fighting para Super Nitendo - Imagem: Divulgação

Capa de Fatal Fury para Super Nitendo - Imagem: Divulgação
Capa Ikari Warriors para Nitendo - Imagem: Divulgação
Capa Real Bout para Dreamcast - Imagem: Divulgação
Psycho Solider - Imagem: Divulgação
Esse game figurou por muitos anos um lugar merecido de destaque nos principais fliperamas ao redor do mudo, aqui no Brasil não foi diferente e logo o jogo tornou-se muito popular.

Com uma mecânica similar os demais jogos de luta, mas com sistema de combates baseado em equipes com três lutadores cada o jogo caiu nas graças do povo, o primeiro jogo foi intitulado The King of Fighters ‘94, por ter sido lançado em 1994 e após tanto sucesso ganhou começou a ganhar um novo jogo a cada ano, e foi assim, sem falhar um ano sequer até 2003 e a cada novo jogo novos lutadores eram inseridos, novos sistemas de combate e recursos eram implementados, o enredo foi o ponto chave da série por um bom tempo, mas começou a perder força e alguns recursos novos já não agradavam aos jogadores.

Por outro lado, jogos no formato 3D começaram a ganhar força e notoriedade, com isso os jogo 2D começaram e lançar versões em 3D (a maioria não me agradou, principalmente Mortal Kombat 4 e Street Fighter EX). Em 2004 é lançado um spinoff chamado The King of Fighters Maximum Impact, que traz a série para o mudo 3D, quero deixar claro que na minha opinião é a melhor adaptação de um jogo de luta do 2D para o 3D que já vi, o jogo foi lançado apenas para PS2 e não contava mais com o sistema de lutas por equipe no modo principal, mas ele estava presente.
 
The King of Figthers Maxmum Impact - Imagem: Divulgação

Em 2005 a série volta mantendo os elementos que a consagrou só que repleta de recursos e efeitos visuais de encher os olhos, destas vez o nome muda, ou seja, não colocam ao final do nome o ano de lançamento do game como de costume. A série fica intitulada como The King of Fighters XI e traz os mesmos elementos que consagraram a série. Na sequência vieram KOF XII e XIII e finalmente chegamos ao ponto, KOF XIV – melhor dizendo The King of Fighters 14 que está em desenvolvimento.

O anuncio desse game causo um reboliço enorme em meio aos fãs da série, pois as primeiras imagens do jogo revelavam um jogo com gráficos bem abaixo do esperado, para se ter uma ideia, os gráficos foram comparados aos gráficos de jogos do PS2, não desmerecendo o virtuoso PS2, mas eram ruins mesmo, pois não havia texturas, iluminação e outras coisas.
The King of Fighters XIV - Imagem: Divulgação
Agora o jogo será em 3D a exemplo de seu Spinoff (jogo que pertence à série, mas não faz parte da história principal) KOF Maximum Impact, ouvi dizer que esse jogo não agradou aos fãs, mas eu gostei muito, principalmente do KOF Maximum Impact 2 ou KOF 2006 nos Estado Unidos, pois na minha opinião o game conseguiu ser além da versão 2D, pois tinha tudo que era bom nos jogos 2D e novos recursos para jogabilidade 3D, como por exemplo andar para os lados no cenário.

Cheguei até a realizar um detonado das missões difíceis, mas por falta de um controle arcade acabei encostando o o projeto, mas fui longe, consegui publicar 4 níveis de missões que totalizam 40 desafios, parei no meio do 5º nível, era um nível com desafios para realizar combos, cheguei em um onde sabia o que tinha que fazer, mas os dedos não conseguiam realizar os comandos, pois o controle do PS2 é péssimo para jogos de luta e só meu canal tem vídeos dessa missões e como agora tenho um controle árcade estou planejando retomar esse projeto.

Mas de volta ao KOF XIV, as coisas melhoram muito e recentemente o novo trailer releva melhorias significativas no visual do jogo, apesar de ser em 3D o jogo apresenta animações como se fossem sprites em 2D, ou seja, os mesmos quadros chaves presentes no jogo 2D para animação dos personagens é feita com os modelos 3D dos persnagens, então só teremos mudanças no visual mesmo já que a essência permanece a mesma.

E para finalizar o jogo será exclusivo do PS4, uma pena, pois exclusividade de jogos que já rodaram em inúmeros consoles não gera benefício algum aos jogadores, tomara que ao menos ao jogo isso seja bom.

E recentemente um novo trailer foi liberado revelando novas caras de velhos conhecidos, como Kula, Leona, Ralf, Billy Kane e ainda foi revelado que o game contara com 50 personagens para que o jogador possa montar seus times para partida on-line, off-line e outros modos.

Confira todos os trailers liberados até o momento na playlist abaixo:


Se o jogo for tão divertido quanto KOF Maximum Impact 2 já está de bom tamanho e pelo visto, o jogo, mesmo com gráficos em 3D terá a jogabilidade igual aos seus antecessores 2D, então creio que não haja grandes rejeições, mas com certeza terá algum maluco que ficará relutante em gostar do jogo pelo simples fato de agora estar em 3D

E que mais jogos de luta desembarquem nos consoles da atual geração, pois estamos precisando distribuir alguns sopapos e pontapés bem confortáveis de nossos sofás.

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The King of Fighters quer retornar ao seu lugar de destaque dentre os jogos de luta The King of Fighters quer retornar ao seu lugar de destaque dentre os jogos de luta Reviewed by M. Roger on 12.12.15 Rating: 5

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