The King of Fighters quer retornar ao seu lugar de destaque dentre os jogos de luta
The king of Fighters XIV - Imagem: Divulgação |
Para quem não sabe The King of Fighters (KOF) é uma série
de jogos de luta em 2D que surgiu em 1994 e trazia em seu cartel personagens dos
jogos Real Bout – Fatal Fury e Art of Figth, Psyco Soldiers e Ikari Warriors.
Capa Art of Fighting para Super Nitendo - Imagem: Divulgação |
Capa de Fatal Fury para Super Nitendo - Imagem: Divulgação |
Capa Ikari Warriors para Nitendo - Imagem: Divulgação |
Capa Real Bout para Dreamcast - Imagem: Divulgação |
Psycho Solider - Imagem: Divulgação |
Esse game figurou por muitos anos um lugar merecido de destaque
nos principais fliperamas ao redor do mudo, aqui no Brasil não foi diferente e
logo o jogo tornou-se muito popular.
Com uma mecânica similar os demais jogos de luta, mas com
sistema de combates baseado em equipes com três lutadores cada o jogo caiu nas
graças do povo, o primeiro jogo foi intitulado The King of Fighters ‘94, por
ter sido lançado em 1994 e após tanto sucesso ganhou começou a ganhar um novo
jogo a cada ano, e foi assim, sem falhar um ano sequer até 2003 e a cada novo
jogo novos lutadores eram inseridos, novos sistemas de combate e recursos eram
implementados, o enredo foi o ponto chave da série por um bom tempo, mas
começou a perder força e alguns recursos novos já não agradavam aos jogadores.
Por outro lado, jogos no formato 3D começaram a ganhar força
e notoriedade, com isso os jogo 2D começaram e lançar versões em 3D (a maioria não me
agradou, principalmente Mortal Kombat 4 e Street Fighter EX). Em
2004 é lançado um spinoff chamado The King of Fighters Maximum Impact, que traz
a série para o mudo 3D, quero deixar claro que na minha opinião é a melhor
adaptação de um jogo de luta do 2D para o 3D que já vi, o jogo foi lançado
apenas para PS2 e não contava mais com o sistema de lutas por equipe no modo
principal, mas ele estava presente.
Em 2005 a série volta mantendo os elementos que a consagrou
só que repleta de recursos e efeitos visuais de encher os olhos, destas vez o
nome muda, ou seja, não colocam ao final do nome o ano de lançamento do game como de
costume. A série fica intitulada como The King of Fighters XI e traz os mesmos elementos que
consagraram a série. Na sequência vieram KOF XII e XIII e finalmente chegamos
ao ponto, KOF XIV – melhor dizendo The King of Fighters 14 que está em
desenvolvimento.
O anuncio desse game causo um reboliço enorme em meio aos
fãs da série, pois as primeiras imagens do jogo revelavam um jogo com gráficos
bem abaixo do esperado, para se ter uma ideia, os gráficos foram comparados aos
gráficos de jogos do PS2, não desmerecendo o virtuoso PS2, mas eram ruins
mesmo, pois não havia texturas, iluminação e outras coisas.
The King of Fighters XIV - Imagem: Divulgação |
Agora o jogo será em 3D a exemplo de seu Spinoff (jogo que pertence à série, mas não faz parte da história principal) KOF Maximum
Impact, ouvi dizer que esse jogo não agradou aos fãs, mas eu gostei muito,
principalmente do KOF Maximum Impact 2 ou KOF 2006 nos Estado Unidos, pois na
minha opinião o game conseguiu ser além da versão 2D, pois tinha tudo que era
bom nos jogos 2D e novos recursos para jogabilidade 3D, como por exemplo andar
para os lados no cenário.
Cheguei até a realizar um detonado das missões difíceis, mas
por falta de um controle arcade acabei encostando o o projeto, mas fui longe,
consegui publicar 4 níveis de missões que totalizam 40 desafios, parei no meio
do 5º nível, era um nível com desafios para realizar combos, cheguei em um onde
sabia o que tinha que fazer, mas os dedos não conseguiam realizar os comandos,
pois o controle do PS2 é péssimo para jogos de luta e só meu canal tem vídeos dessa missões e como agora tenho um controle árcade estou planejando retomar esse
projeto.
Mas de volta ao KOF XIV, as coisas melhoram muito e recentemente
o novo trailer releva melhorias significativas no visual do jogo, apesar de ser
em 3D o jogo apresenta animações como se fossem sprites em
2D, ou seja, os mesmos quadros chaves presentes no jogo 2D para animação dos
personagens é feita com os modelos 3D dos persnagens, então só teremos mudanças no visual mesmo já que a
essência permanece a mesma.
E para finalizar o jogo será exclusivo do PS4, uma pena,
pois exclusividade de jogos que já rodaram em inúmeros consoles não gera
benefício algum aos jogadores, tomara que ao menos ao jogo isso seja bom.
E recentemente um novo trailer foi liberado revelando novas
caras de velhos conhecidos, como Kula, Leona, Ralf, Billy Kane e ainda foi revelado que o game
contara com 50 personagens para que o jogador possa montar seus times para
partida on-line, off-line e outros modos.
Confira todos os trailers liberados até o momento na playlist abaixo:
Se o jogo for tão divertido quanto KOF Maximum Impact 2 já
está de bom tamanho e pelo visto, o jogo, mesmo com gráficos em 3D terá a
jogabilidade igual aos seus antecessores 2D, então creio que não haja grandes
rejeições, mas com certeza terá algum maluco que ficará relutante em gostar do
jogo pelo simples fato de agora estar em 3D
E que mais jogos de luta desembarquem nos consoles da atual
geração, pois estamos precisando distribuir alguns sopapos e pontapés bem
confortáveis de nossos sofás.
Site Oficial: The King of Fighters XIV
Meu Canal YouTube: M. Roger Gameplays
KOF MI 2
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The King of Fighters quer retornar ao seu lugar de destaque dentre os jogos de luta
Reviewed by M. Roger
on
12.12.15
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