[TopoDestaque][txmag]

'Scirra Construct 3' e 'Spark Engine': o que o #GameDev pode esperar de 2016?

Quem são Construct 3 e Spark Engine na fila do pão?

Quem pretende começar no ramo de desenvolvimento de jogos e ainda não sabe programação já tem, atualmente, um grande número de programas à disposição: RPG Maker, Game Maker Studio, Scirra Construct 2 e o próprio Unity 5, que pode ser usado com ou sem programação, são algumas das opções mais conhecidas.

Hoje, porém, vamos falar de duas grandes promessas para o desenvolvimento de jogos indie em 2016. A começar pelo Scirra Construct 3.



 Anunciado em fevereiro de 2015, o Construct 3 tem como missão expandir alguns limites de edição presentes na edição atual, além de prometer maior rapidez para criar e publicar jogos.

Naquele momento, afirmava-se que o modelo de aquisição seria semelhante ao atual, ou seja: uma versão gratuita e com funções básicas e versões avançadas pagas. Haveria total compatibilidade dos projetos criados em Construct 2, mas aqueles que tivessem comprado o atual game engine deveriam pagar pela versão 3 — com um bom desconto, é claro.

Com grande possibilidade de ser lançado em 2016, embora sem uma data oficial, o Construct 3 pode se deparar com uma nova realidade de modelos de negócio. O Unreal Engine, por exemplo, com apelo bem mais para mainstream do que para indie, já é disponibilizado totalmente grátis para desenvolvedores, participando apenas dos lucros dos jogos quando forem lançados.


Exemplo de jogo simples criado em Construct 2.

Mas quem realmente pode trazer alguma dor de cabeça para os britânicos da Scirra em 2016, é a equipe formada por três amigos gregos por trás do Spark Engine




Um jogo de plataforma em 2D sendo criado em Spark Engine.


Um jogo em 3D. Equipe afirma que será possível editar tanto no programa como no navegador da internet.

O Spark Engine é, certamente, das propostas mais audaciosas no desenvolvimento de game nos últimos anos. Prometendo, em sua versão final, condições para criação tanto em 2D como em 3D, e opções para quem usa e para quem não usa códigos de programação, o programa deve ganhar uma versão alpha bem mais singela nas próximas semanas, conforme foi anunciado em 13 de janeiro.

Na versão alpha, um número reduzido de editores já inscritos — como o autor que vos fala — poderá usar a engine para criações mais simples, em 2D. A versão beta, com alguns problemas detectados e corrigidos e a versão final devem ficar prontas até o final de 2016.


O programa em ação.

O Spark Engine também promete facilitar a inserção de cutscenes e menus, além de disponibilizar, em sua versão final, opções para quem apenas quer criar animações. Em outras palavras, ele também pretende rivalizar com o já consagrado Unity 5, sendo isto algo bom ou ruim.

O grande pecado do Spark Engine talvez seja justamente isso de prometer muitas e muitas funcionalidades num lugar só. Criar um programa tão polivalente demanda tempo e trabalho árduo. Não por acaso, a equipe não disponibilizou a versão beta até o fim de 2015, como era esperado.

É bem aí que o Scirra Construct 3 pode se estabelecer. Embora ofereça bem menos possibilidades que o Spark Engine, o Construct já tem nome consolidado e já foi utilizado inúmeras vezes por clientes satisfeitos. 

Em outras palavras: não sabemos se vai ter briga. Mas se tiver, vai ser boa!
'Scirra Construct 3' e 'Spark Engine': o que o #GameDev pode esperar de 2016? 'Scirra Construct 3' e 'Spark Engine': o que o #GameDev pode esperar de 2016? Reviewed by Enki Jr. on 24.1.16 Rating: 5

Nenhum comentário