'Scirra Construct 3' e 'Spark Engine': o que o #GameDev pode esperar de 2016?
Quem são Construct 3 e Spark Engine na fila do pão? |
Quem pretende começar no ramo de desenvolvimento de jogos e ainda não sabe programação já tem, atualmente, um grande número de programas à disposição: RPG Maker, Game Maker Studio, Scirra Construct 2 e o próprio Unity 5, que pode ser usado com ou sem programação, são algumas das opções mais conhecidas.
Hoje, porém, vamos falar de duas grandes promessas para o desenvolvimento de jogos indie em 2016. A começar pelo Scirra Construct 3.
Naquele momento, afirmava-se que o modelo de aquisição seria semelhante ao atual, ou seja: uma versão gratuita e com funções básicas e versões avançadas pagas. Haveria total compatibilidade dos projetos criados em Construct 2, mas aqueles que tivessem comprado o atual game engine deveriam pagar pela versão 3 — com um bom desconto, é claro.
Com grande possibilidade de ser lançado em 2016, embora sem uma data oficial, o Construct 3 pode se deparar com uma nova realidade de modelos de negócio. O Unreal Engine, por exemplo, com apelo bem mais para mainstream do que para indie, já é disponibilizado totalmente grátis para desenvolvedores, participando apenas dos lucros dos jogos quando forem lançados.
Exemplo de jogo simples criado em Construct 2. |
Mas quem realmente pode trazer alguma dor de cabeça para os britânicos da Scirra em 2016, é a equipe formada por três amigos gregos por trás do Spark Engine.
Um jogo de plataforma em 2D sendo criado em Spark Engine. |
Um jogo em 3D. Equipe afirma que será possÃvel editar tanto no programa como no navegador da internet. |
O Spark Engine é, certamente, das propostas mais audaciosas no desenvolvimento de game nos últimos anos. Prometendo, em sua versão final, condições para criação tanto em 2D como em 3D, e opções para quem usa e para quem não usa códigos de programação, o programa deve ganhar uma versão alpha bem mais singela nas próximas semanas, conforme foi anunciado em 13 de janeiro.
Na versão alpha, um número reduzido de editores já inscritos — como o autor que vos fala — poderá usar a engine para criações mais simples, em 2D. A versão beta, com alguns problemas detectados e corrigidos e a versão final devem ficar prontas até o final de 2016.
O programa em ação. |
O Spark Engine também promete facilitar a inserção de cutscenes e menus, além de disponibilizar, em sua versão final, opções para quem apenas quer criar animações. Em outras palavras, ele também pretende rivalizar com o já consagrado Unity 5, sendo isto algo bom ou ruim.
O grande pecado do Spark Engine talvez seja justamente isso de prometer muitas e muitas funcionalidades num lugar só. Criar um programa tão polivalente demanda tempo e trabalho árduo. Não por acaso, a equipe não disponibilizou a versão beta até o fim de 2015, como era esperado.
É bem aà que o Scirra Construct 3 pode se estabelecer. Embora ofereça bem menos possibilidades que o Spark Engine, o Construct já tem nome consolidado e já foi utilizado inúmeras vezes por clientes satisfeitos.
Em outras palavras: não sabemos se vai ter briga. Mas se tiver, vai ser boa!
'Scirra Construct 3' e 'Spark Engine': o que o #GameDev pode esperar de 2016?
Reviewed by Enki Jr.
on
24.1.16
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