Entrevista com um dos desenvolvedores do jogo 'El Pix' #IndieDev
O meio indie é cheio de gratas surpresas para quem gosta de saber o que está rolando no cenário dos games. Uma dessas surpresas, nós descobrimos faz algum tempo e ainda está em produção, mas já se mostra um interessante tÃtulo western. Trata-se do jogo El Pix, do estúdio independente Party Mansion.
Misturando várias linguagens como pixel art, plataforma e músicas de 8 bit, o jogo tem lançamento previsto ainda para 2016.
Nós conversamos com Guilherme Weinmann, um dos caras por trás da Party Mansion e ele contou um pouquinho do processo de criação do El Pix, como vocês podem conferir a seguir.
GAME LOVER: Como surgiu a ideia do El Pix?
GUILHERME WEINMANN: A ideia surgiu baseada em jogos clássicos de Super Nintendo. tendo em vista que não existem muitos jogos de plataforma conhecidos que sejam baseados no velho oeste, seguimos influencias como Sunset Raiders e Steam World.
Quem é o público do jogo, onde e quando ele provavelmente será lançado?
Inicialmente o foco do game seria o publico internacional, por isso esta sendo feito em inglês. Nosso foco era lançar o game para Ouya, mas o console teve sua vida encerrada e mesmo assim apresentou dificuldades pra rodar o game devido ao numero de efeitos que utilizamos. Agora o novo foco é o publico do PC. O jogo será lançado em português também.
Percebe-se nos trailers já lançados que a estética do El Pix é próxima daquilo que conhecemos como retrô, recorrendo, inclusive, ao pixel art. Retrô é o mercado do futuro?
Tentamos criar um jogo inteiramente em pixels, mas a arte foi progredindo tanto que chegamos a esse visual brincamos com varias camadas de pixel art. você pode notar que objetos mais distantes são feitos de pixels maiores, e objetos mais próximos utilizam pixels menores graças a filtros que temos na engine. Isso também é uma forma de melhorar a arte do game, já que na essência a equipe contem apenas programadores e não artistas.
O jogo está sendo desenvolvido em qual plataforma/programa/engine?
Atualmente usamos a Construct 2 pelo seu preço e acessibilidade. Inicialmente estávamos focados em um projeto 3d para Ouya utilizando a Unity, mas o fato de não termos artistas na equipe pesou no desenvolvimento, o que nos levou a irmos para a Construct. Após dois projetos "teste" que estão na Playstore, decidimos partir para algo maior e mais polido, que seria o El Pix
Quem são as pessoas envolvidas no projeto e como elas chegaram até ele?
Nossa equipe é composta de 3 pessoas, mas podemos dizer que são apenas 2, já que nem todos estão inteiramente envolvidos. Temos a pessoa que desenvolveu a musica e os logos, e temos um artista em treinamento que esta focado em outro projeto que em breve falaremos sobre. Inicialmente todos do projeto nos conhecemos fazendo musica juntos.
Galeria de imagens de divulgação:
Quais jogos serviram como base ou inspiração?
Acredito que, como já falei, Sunset Riders, Steam World, um mod de Counter Strike que não lembro o nome, mas basicamente qualquer jogo de super nintendo no gênero.
Como você(s) percebe(m) o interesse das pessoas por jogos como El Pix?
Criamos o twitter (@PMGameStudio) para preparar o pessoal e de repente tÃnhamos 2500 seguidores em menos de um mês. Fizemos um bom trabalho de divulgação, mas foi uma surpresa as pessoas estarem dando retorno e comentando sobre coisas como o Bigode do Pix... é bem interessante e inesperado.
Quais os próximos passos da Party Mansion?
Temos o Ep 1 de El Pix pronto. O objetivo agora é juntar um publico para o game e lançar um crowdfounding, mesmo de um valor menor como 1 dólares, onde os contribuintes recebem a primeira parte do game e nos possibilita fazer as outras 3.... não é fácil desenvolver no Brasil, pois devemos ter outras formas de viver enquanto fazemos isso. Como falei, temos o projeto 3d que ficou parado la atrás na Unity, e também estamos testando algum projeto de RPG com geração de dungeons aleatórias que está ficando interessante.
Misturando várias linguagens como pixel art, plataforma e músicas de 8 bit, o jogo tem lançamento previsto ainda para 2016.
Nós conversamos com Guilherme Weinmann, um dos caras por trás da Party Mansion e ele contou um pouquinho do processo de criação do El Pix, como vocês podem conferir a seguir.
GAME LOVER: Como surgiu a ideia do El Pix?
GUILHERME WEINMANN: A ideia surgiu baseada em jogos clássicos de Super Nintendo. tendo em vista que não existem muitos jogos de plataforma conhecidos que sejam baseados no velho oeste, seguimos influencias como Sunset Raiders e Steam World.
Quem é o público do jogo, onde e quando ele provavelmente será lançado?
Inicialmente o foco do game seria o publico internacional, por isso esta sendo feito em inglês. Nosso foco era lançar o game para Ouya, mas o console teve sua vida encerrada e mesmo assim apresentou dificuldades pra rodar o game devido ao numero de efeitos que utilizamos. Agora o novo foco é o publico do PC. O jogo será lançado em português também.
Percebe-se nos trailers já lançados que a estética do El Pix é próxima daquilo que conhecemos como retrô, recorrendo, inclusive, ao pixel art. Retrô é o mercado do futuro?
Tentamos criar um jogo inteiramente em pixels, mas a arte foi progredindo tanto que chegamos a esse visual brincamos com varias camadas de pixel art. você pode notar que objetos mais distantes são feitos de pixels maiores, e objetos mais próximos utilizam pixels menores graças a filtros que temos na engine. Isso também é uma forma de melhorar a arte do game, já que na essência a equipe contem apenas programadores e não artistas.
O jogo está sendo desenvolvido em qual plataforma/programa/engine?
Atualmente usamos a Construct 2 pelo seu preço e acessibilidade. Inicialmente estávamos focados em um projeto 3d para Ouya utilizando a Unity, mas o fato de não termos artistas na equipe pesou no desenvolvimento, o que nos levou a irmos para a Construct. Após dois projetos "teste" que estão na Playstore, decidimos partir para algo maior e mais polido, que seria o El Pix
Quem são as pessoas envolvidas no projeto e como elas chegaram até ele?
Nossa equipe é composta de 3 pessoas, mas podemos dizer que são apenas 2, já que nem todos estão inteiramente envolvidos. Temos a pessoa que desenvolveu a musica e os logos, e temos um artista em treinamento que esta focado em outro projeto que em breve falaremos sobre. Inicialmente todos do projeto nos conhecemos fazendo musica juntos.
Galeria de imagens de divulgação:
Quais jogos serviram como base ou inspiração?
Acredito que, como já falei, Sunset Riders, Steam World, um mod de Counter Strike que não lembro o nome, mas basicamente qualquer jogo de super nintendo no gênero.
Como você(s) percebe(m) o interesse das pessoas por jogos como El Pix?
Criamos o twitter (@PMGameStudio) para preparar o pessoal e de repente tÃnhamos 2500 seguidores em menos de um mês. Fizemos um bom trabalho de divulgação, mas foi uma surpresa as pessoas estarem dando retorno e comentando sobre coisas como o Bigode do Pix... é bem interessante e inesperado.
Quais os próximos passos da Party Mansion?
Temos o Ep 1 de El Pix pronto. O objetivo agora é juntar um publico para o game e lançar um crowdfounding, mesmo de um valor menor como 1 dólares, onde os contribuintes recebem a primeira parte do game e nos possibilita fazer as outras 3.... não é fácil desenvolver no Brasil, pois devemos ter outras formas de viver enquanto fazemos isso. Como falei, temos o projeto 3d que ficou parado la atrás na Unity, e também estamos testando algum projeto de RPG com geração de dungeons aleatórias que está ficando interessante.
Entrevista com um dos desenvolvedores do jogo 'El Pix' #IndieDev
Reviewed by Enki Jr.
on
11.2.16
Rating:
Fiquei interessado no game.
ResponderExcluirComo retrogamer, lembro também das fases de QuackShot.
Sucesso à equipe.
Daqui a pouco, Enki Jr, você lança seu primeiro game e um blog como o GameLover irá te entrevistar.
Teje avisado.