Os 20 anos de Pokémon não são uma festa retrô #Pokémon20
Num dia como hoje, 27 de fevereiro, há vinte anos atrás, um longo projeto envolvendo pesquisa e criação finalmente começava a dar frutos.
Estamos falando de Pokémon, é claro. Não, eles não necessariamente "surgiram" em 27 de fevereiro de 1996. Já em 1995, Satoshi Tajiri adaptava o conceito de um jogo despretensioso em que se poderia capturar monstros e colocá-los para batalhar (que se chamaria "Capsule Monsters") em algo mais portentoso — mais apropriado à gigante Nintendo, que havia decidido investir na ideia.
A ideia original, aliás, está diretamente ligada à adolescência de seu criador. Tajiri morava em Michida, uma pequena localidade que, naquele tempo, ficava nos arredores de Tokyo, mas que hoje já está aglutinada à capital japonesa. Rios e florestas faziam parte das paisagens locais, bem como arrozais, que acabaram sendo propÃcios para o surgimento de seu fascÃnio por insetos.
Por muitas vezes, Tajiri capturou insentos e os deixou em jarras, onde analisava seu comportamento. Seu sonho, inclusive, era de ser entomologista — o cientista que estuda insetos.
Ainda que não tenha se tornado o que desejava quando criança, Tajiri acabou criando uma franquia que dinamizou muito a forma como pensar jogos, histórias e personagens. Animes e games com monstros já existiam, e alguns como Fly, o Pequeno Guerreiro, lançado em 1989, até tinham alguma semelhança com aquilo que Pokémon pretendia ser.
Mas a série estrelada por Ash Ketchum e Pikachu foi além: criou toda uma classe de criaturas e códigos muito peculiares.
Quando Pokémon "virou bagunça", ainda no fim dos anos 1990, e várias franquias "inspiradas" começaram a aparecer — com destaque para Digimon e o flopadÃssimo Monster Rancher —, os "mons" começaram a ser vistos como um gênero. E, como gênero, parece que todos perderam o encanto mais ou menos na mesma época.
De certa forma, o anime Pokémon nunca mais foi tão forte novamente. Os episódios da primeira temporada, de 1997, que se encerra nas Ilhas Laranja, ainda moram na memória afetiva de muito trintão por aÃ. Mas as temporadas atuais parecem inevitavelmente aborrecidas.
Nos games, não. Em torno deles, ainda há uma cadeia de interesses bastante forte. Ali os tÃtulos continuam fazendo sucesso após serem lançados e gerando expectativa antes de serem lançados, pokédex continuam fazendo sucesso, sites como Bulbapédia seguem crescendo e até uma subcultura de pokémons fan-made se fortaleceu.
Não, Pokémon não é apenas uma terna lembrança dos anos 1990. Pokémon é atual, está de volta sem nunca ter ido, promove encontros de gerações e se fortalece cada vez mais!
Com imagens de Divulgação, DevianArt, Twitter e informações de Rings & Coins e Nintendo Everything.
Estamos falando de Pokémon, é claro. Não, eles não necessariamente "surgiram" em 27 de fevereiro de 1996. Já em 1995, Satoshi Tajiri adaptava o conceito de um jogo despretensioso em que se poderia capturar monstros e colocá-los para batalhar (que se chamaria "Capsule Monsters") em algo mais portentoso — mais apropriado à gigante Nintendo, que havia decidido investir na ideia.
Foto da festa de aniversário que rolou hoje na Nintendo New York. |
A ideia original, aliás, está diretamente ligada à adolescência de seu criador. Tajiri morava em Michida, uma pequena localidade que, naquele tempo, ficava nos arredores de Tokyo, mas que hoje já está aglutinada à capital japonesa. Rios e florestas faziam parte das paisagens locais, bem como arrozais, que acabaram sendo propÃcios para o surgimento de seu fascÃnio por insetos.
Por muitas vezes, Tajiri capturou insentos e os deixou em jarras, onde analisava seu comportamento. Seu sonho, inclusive, era de ser entomologista — o cientista que estuda insetos.
O santuário dos Pokémons insetos. |
Ainda que não tenha se tornado o que desejava quando criança, Tajiri acabou criando uma franquia que dinamizou muito a forma como pensar jogos, histórias e personagens. Animes e games com monstros já existiam, e alguns como Fly, o Pequeno Guerreiro, lançado em 1989, até tinham alguma semelhança com aquilo que Pokémon pretendia ser.
Mas a série estrelada por Ash Ketchum e Pikachu foi além: criou toda uma classe de criaturas e códigos muito peculiares.
Charmander (à esqueda) e Agumon (à direita). Ainda há quem espere um jogo oficial de Pokémons versus Digimon. Isto dificilmente ocorrerá, mas nada impossÃvel nessa vida. |
Quando Pokémon "virou bagunça", ainda no fim dos anos 1990, e várias franquias "inspiradas" começaram a aparecer — com destaque para Digimon e o flopadÃssimo Monster Rancher —, os "mons" começaram a ser vistos como um gênero. E, como gênero, parece que todos perderam o encanto mais ou menos na mesma época.
De certa forma, o anime Pokémon nunca mais foi tão forte novamente. Os episódios da primeira temporada, de 1997, que se encerra nas Ilhas Laranja, ainda moram na memória afetiva de muito trintão por aÃ. Mas as temporadas atuais parecem inevitavelmente aborrecidas.
Nos games, não. Em torno deles, ainda há uma cadeia de interesses bastante forte. Ali os tÃtulos continuam fazendo sucesso após serem lançados e gerando expectativa antes de serem lançados, pokédex continuam fazendo sucesso, sites como Bulbapédia seguem crescendo e até uma subcultura de pokémons fan-made se fortaleceu.
Não, Pokémon não é apenas uma terna lembrança dos anos 1990. Pokémon é atual, está de volta sem nunca ter ido, promove encontros de gerações e se fortalece cada vez mais!
Só um emoticon pode descrever esta imagem: *_* |
Com imagens de Divulgação, DevianArt, Twitter e informações de Rings & Coins e Nintendo Everything.
Os 20 anos de Pokémon não são uma festa retrô #Pokémon20
Reviewed by Enki Jr.
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27.2.16
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