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Paralelos Mario X Sonic #2 – Apropriação de tendências



Se a Nintendo criou Super Mario praticamente ao acaso, chegando ao ponto de pôr bigodes no personagem apenas para compensar a má tecnologia gráfica da época, a Sega foi bem mais calculista ao criar Sonic, The Hedgehog, lá no comecinho da década da 1990. o fato é que a Sega vinha com um mascote pouco simpático e expressivo, chamado Alex Kidd, e precisava muito recuperar o vigor, enquanto a Nintendo fazia as vezes de rainha da cocada preta com o encanador bigodudo que pulava em cima de tartarugas.

Que fazer? Alex Kidd pularia também em cima de tartarugas? Não. A solução foi, na verdade, bem mais drástica, e Alex Kidd pulou mesmo foi do abismo, para o poço do ostracismo e do esquecimento (HUAHUAHUAHAUHUA... tá bom, desculpa). Mas o fato é que aquela estética estava agradando e, já que era assim, porque não criar algo semelhante? Assim surgiu Sonic. Ele não era humano como Mario, mas também pulava em cima de inimigos e colecionava moedas, ou melhor, anéis dourados – na verdade, esses rings confundem tanto que, até hoje, vejo gente os chamando de “moedas”. Seu cenário era diferente do de Mario, mas também tinha lá suas semelhanças. A intenção de Sonic era empolgar, diferentemente da de Mario, que era divertir e estimular o intelecto. Isso foi se determinando mais adiante, quando Mario ganhou sua personalidade (bonachão, carismático) e Sonic também ganhou a sua (o ágil, o cara, o fodão, às vezes até meio marrento).

ALEX KIDD: "Eu me garanto!"
SONIC: "Aham, Alex... senta lá."
GORETE MILAGRES: "Ô, coitado!"

OK, Sonic veio de uma estética baseada no Mario mas cada qual assumiu sua própria personalidade. E depois? Bem, era preciso aumentar a gama de personagens. Aí a Nintendo foi lá, tirou Donkey Kong da condição de vilão, investiu na imagem de Luigi, e começou a adicionar novos personagens a cada jogo, a começar pelo carismático dinossaurinho Yoshi. A Sega, com relação a Tails, o amigo de Sonic, viu que sua personalidade não era carismática o suficiente – ou talvez fosse carismática até demais. Tails sempre foi muito fofinho, bonitinho, aquele que dá vontade de apertar a bochecha e chamar de “meu bebê”, o que não combina muito com um personagem ágil e marrento como Sonic. A solução foi criar Knuckles, um novo amigo para Sonic, que tinha/tem uma personalidade bem semelhante à do protagonista da série. É, ajudou... mas não conquistou fãs com a mesma intensidade que Yoshi. Além disso, enquanto os personagens da série Mario iam se multiplicando, os da série Sonic só duravam um ou dois jogos, e isso não colaborou muito para que spin-offs de personagens secundários fossem lançados, ao contrário de Mario, que, se duvidar, consegue vender até um jogo estrelado pelo esqueletinho de Koopa Troopa (isso será melhor visto na parte 3).

E depois? Bem, depois a Nintendo teve a brilhante ideia de colocar seus personagens correndo de carro – nascia o Mario Kart. (OK, as coisas não estão numa ordem cronológica tão imperfectível, mas é o que tem pra hoje) É inegável o – merecido – sucesso de Mario Kart, que acabou se transformando numa série.

Diversão define.

Mas o lance mais curioso em relação a apropriação de tendências veio depois da virada do milênio, com Sonic e Mario já pujantes em 3D. A Nintendo foi lá e reergueu a série Mario Kart, e a Sega teve uma ideia semelhante: o Sonic & Sega-All Stars Race, a ser comentado mais adiante.

TO-TOMA-TOMA-TOMA 



O Wii trouxe Mario Paper, tendência não aderida pela Sega – o que até foi bom, pois o game tem tanta homenagem que, sinceramente, não me agradou muito. A onda dos remakes trouxe Super Mario Bros Wii (um jogo bem bacana, na minha opinião) que, num paralelo absurdo, pode ser considerado a inspiração para que a Sega fizesse o Sonic 4 Episode I (DECEPÇÃO. DA. VIDA.). Mas isso tudo são especulações, devaneios...

O fato é que a Nintendo também lançou um game de sucesso, o Mario Galaxy, que era bem diferente de tudo o que Mario já havia feito até então. Mario, agora, viveria sua aventura no espaço, entre planetoides, satélites e afins. O jogo é bem divertido, e seu sucesso fez a Nintendo lançar um Mario Galaxy 2. E a Sega, o que fez, hein? Hein? Hein? Hein? Mandou Sonic pro espaço também, e fez o Sonic Colours (buemba!!! ). Sonic Colours é uma cópia de Mario Galaxy? Não, né... mas vejam que há ali uma – veja bem – tendência. Sonic não caminha pelos planetoides da mesma forma como Mario, mas entre uma plataforma espacial e outra, ele faz coisas bem parecidas, além dos panos de fundo serem bem semelhantes.

Mario (em Mario Galaxy)...

E Sonic (em Sonic Colours)... cada um tem a NASA que merece!
A prova de que houve ou há ali uma apropriação de tendências vem no caso do Sonic & Sega All-Star Race. O jogo é parecidíssimo com Mario Kart, e ainda tem uns pontos negativos. Como a Sega é ruim em sua “Gestão de Personagens” (tema da parte 3), quase ninguém da “turma do Sonic” é tão conhecido quanto o próprio ouriço. O que fazer? Bem... tentaram tirar um pouco da carga excessivamente negativa do vilão Eggman, para que ele virasse personagem jogável, ressuscitaram Alex Kidd (!!!!!) e misturaram Sonic a ainda outros personagens que jamais fizeram parte de sua série, tal como os macaquinhos do game Samba de Amigo. Ou seja, lançaram um “Sega All-Star” mas a Sega não tem tantas “stars” assim! Tudo ficaria numa mera CÓPIA se não fosse pelo rumo que a Sega resolveu dar à série: lançaram, agora, o Sonic & Sega All-Star Race Transformed, e com isso conseguiram seu quinhão de inovação, afinal, nunca antes na história desse país do Mario Kart, carros que se transformam (TRANSFORMISTAS, UHHAIOSAOHSAHS... tá, desculpa) foram usados.

~~~PIRA NO MÊL SITROEIN, MARIO rrriiaaarr qqqq

Tem também a história dos jogos Mario Tennis e Sonic Tennis mas, na boa, não vejo muita graça neles então até pulo essa parte.

Mas, em resumo, dá para perceber que, voluntária ou involuntariamente, a Sega e a Sonic Team têm usado algumas tendências da série Mario, e adaptado à realidade do universo Sonic. Algumas vezes, dá muito certo, como em Sonic Colours (segunda vez que digo: se fizerem um Sonic Colours 2 eu compro!). Tendências migrarem de Sonic para Mario já é algo mais difícil, mas nunca se sabe, né.

 William Ã© publicitário, roteirista, ator em formação e Sonicmaníaco. Curte  jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart.
Paralelos Mario X Sonic #2 – Apropriação de tendências Paralelos Mario X Sonic #2 – Apropriação de tendências Reviewed by Mestre Risada Forçada® on 9.11.12 Rating: 5

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