Paralelos Mario X Sonic #2 – Apropriação de tendências
Se a Nintendo criou Super Mario
praticamente ao acaso, chegando ao ponto de pôr bigodes no personagem apenas
para compensar a má tecnologia gráfica da época, a Sega foi bem mais
calculista ao criar Sonic, The Hedgehog, lá no comecinho da década da
1990. o fato é que a Sega vinha com um mascote pouco simpático e expressivo,
chamado Alex Kidd, e precisava muito recuperar o vigor, enquanto a
Nintendo fazia as vezes de rainha da cocada preta com o encanador bigodudo que
pulava em cima de tartarugas.
Que fazer? Alex Kidd pularia também em cima de
tartarugas? Não. A solução foi, na verdade, bem mais drástica, e Alex Kidd
pulou mesmo foi do abismo, para o poço do ostracismo e do esquecimento
(HUAHUAHUAHAUHUA... tá bom, desculpa). Mas o fato é que aquela estética estava
agradando e, já que era assim, porque não criar algo semelhante? Assim surgiu
Sonic. Ele não era humano como Mario, mas também pulava em cima de inimigos e
colecionava moedas, ou melhor, anéis dourados – na verdade, esses rings
confundem tanto que, até hoje, vejo gente os chamando de “moedas”. Seu cenário
era diferente do de Mario, mas também tinha lá suas semelhanças. A intenção de
Sonic era empolgar, diferentemente da de Mario, que era divertir e estimular o
intelecto. Isso foi se determinando mais adiante, quando Mario ganhou
sua personalidade (bonachão, carismático) e Sonic também ganhou a sua (o
ágil, o cara, o fodão, às vezes até meio marrento).
ALEX KIDD: "Eu me garanto!" SONIC: "Aham, Alex... senta lá." GORETE MILAGRES: "Ô, coitado!" |
OK, Sonic veio de uma estética baseada no Mario
mas cada qual assumiu sua própria personalidade. E depois? Bem, era preciso
aumentar a gama de personagens. Aà a Nintendo foi lá, tirou Donkey Kong da
condição de vilão, investiu na imagem de Luigi, e começou a adicionar novos
personagens a cada jogo, a começar pelo carismático dinossaurinho Yoshi. A
Sega, com relação a Tails, o amigo de Sonic, viu que sua personalidade não era
carismática o suficiente – ou talvez fosse carismática até demais. Tails
sempre foi muito fofinho, bonitinho, aquele que dá vontade de apertar a
bochecha e chamar de “meu bebê”, o que não combina muito com um personagem ágil
e marrento como Sonic. A solução foi criar Knuckles, um novo amigo para
Sonic, que tinha/tem uma personalidade bem semelhante à do protagonista da
série. É, ajudou... mas não conquistou fãs com a mesma intensidade que Yoshi.
Além disso, enquanto os personagens da série Mario iam se multiplicando, os da
série Sonic só duravam um ou dois jogos, e isso não colaborou muito para que
spin-offs de personagens secundários fossem lançados, ao contrário de Mario,
que, se duvidar, consegue vender até um jogo estrelado pelo esqueletinho de Koopa
Troopa (isso será melhor visto na parte 3).
E depois? Bem, depois a Nintendo teve a
brilhante ideia de colocar seus personagens correndo de carro – nascia o Mario
Kart. (OK, as coisas não estão numa ordem cronológica tão imperfectÃvel,
mas é o que tem pra hoje) É inegável o – merecido – sucesso de Mario Kart, que
acabou se transformando numa série.
Diversão define. |
Mas o lance mais curioso em relação a
apropriação de tendências veio depois da virada do milênio, com Sonic e Mario
já pujantes em 3D. A Nintendo foi lá e reergueu a série Mario Kart, e a Sega
teve uma ideia semelhante: o Sonic & Sega-All Stars Race, a ser
comentado mais adiante.
O Wii trouxe Mario Paper, tendência não
aderida pela Sega – o que até foi bom, pois o game tem tanta homenagem que,
sinceramente, não me agradou muito. A onda dos remakes trouxe Super Mario
Bros Wii (um jogo bem bacana, na minha opinião) que, num paralelo absurdo,
pode ser considerado a inspiração para que a Sega fizesse o Sonic 4 Episode
I (DECEPÇÃO. DA. VIDA.). Mas isso
tudo são especulações, devaneios...
O fato é que a Nintendo também lançou um game de
sucesso, o Mario Galaxy, que era bem diferente de tudo o que Mario já
havia feito até então. Mario, agora, viveria sua aventura no espaço, entre
planetoides, satélites e afins. O jogo é bem divertido, e seu sucesso fez a
Nintendo lançar um Mario Galaxy 2. E a Sega, o que fez, hein? Hein?
Hein? Hein? Mandou Sonic pro espaço também, e fez o Sonic Colours
(buemba!!! ). Sonic Colours é uma cópia de Mario Galaxy? Não, né... mas vejam
que há ali uma – veja bem – tendência. Sonic não caminha pelos planetoides da
mesma forma como Mario, mas entre uma plataforma espacial e outra, ele faz
coisas bem parecidas, além dos panos de fundo serem bem semelhantes.
Mario (em Mario Galaxy)... |
E Sonic (em Sonic Colours)... cada um tem a NASA que merece! |
A prova de que houve ou há ali uma apropriação
de tendências vem no caso do Sonic & Sega All-Star Race. O jogo é
parecidÃssimo com Mario Kart, e ainda tem uns pontos negativos. Como a Sega é
ruim em sua “Gestão de Personagens” (tema da parte 3), quase ninguém da “turma
do Sonic” é tão conhecido quanto o próprio ouriço. O que fazer? Bem... tentaram
tirar um pouco da carga excessivamente negativa do vilão Eggman, para que ele
virasse personagem jogável, ressuscitaram Alex Kidd (!!!!!) e misturaram Sonic
a ainda outros personagens que jamais fizeram parte de sua série, tal como os
macaquinhos do game Samba de Amigo. Ou seja, lançaram um “Sega All-Star”
mas a Sega não tem tantas “stars” assim! Tudo ficaria numa mera CÓPIA se não
fosse pelo rumo que a Sega resolveu dar à série: lançaram, agora, o Sonic
& Sega All-Star Race Transformed, e com isso conseguiram seu quinhão de
inovação, afinal, nunca antes na história desse paÃs do Mario Kart,
carros que se transformam (TRANSFORMISTAS, UHHAIOSAOHSAHS... tá, desculpa)
foram usados.
Tem também a história dos jogos Mario Tennis
e Sonic Tennis mas, na boa, não vejo muita graça neles então até pulo
essa parte.
Mas, em resumo, dá para perceber que, voluntária
ou involuntariamente, a Sega e a Sonic Team têm usado algumas tendências da
série Mario, e adaptado à realidade do universo Sonic. Algumas vezes, dá muito
certo, como em Sonic Colours (segunda vez que digo: se fizerem um Sonic Colours
2 eu compro!). Tendências migrarem de Sonic para Mario já é algo mais difÃcil,
mas nunca se sabe, né.
Paralelos Mario X Sonic #2 – Apropriação de tendências
Reviewed by Mestre Risada Forçada®
on
9.11.12
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