Paralelos Mario X Sonic #1 – Âmbito geral
Depois de vários comentários
em artigos anteriores, falando sobre a relação entre Mario e Sonic, resolvi
fazer uma série analisando tudo o que for possÃvel entre esses dois Ãcones dos
jogos de plataforma. Falta do que fazer? Talvez. Desfile de asneiras? Talvez
também. Portanto, se pra você esse assunto é uma amolação, meu conselho é
Alt+F4.
Tempo desses, comentando sobre games com um
garoto de uns 14 anos, ele ficou surpreso ao saber da rivalidade que um dia
existiu entre Sonic e Mario. E o verbo é nessa conjugação mesmo,
o passado. Sonic e Mario não são mais rivais porque é bem mais lucrativo para
todos os envolvidos – no caso, a Sega e a Nintendo. A Sega, que parou de
fabricar consoles, se viu tendo que fazer seus jogos serem multiplataforma, o
que resultou em vários tÃtulos (não apenas os de Sonic) sendo lançados ao mesmo
tempo em Wii, PlayStation e Xbox. Sonic Colours chegou à surpreendente
situação de ser vendido exclusivamente em consoles Nintendo (Wii e o
portátil DS). Os mais jovens podem estranhar, mas quem tem 20 anos ou
mais sabe que, nos anos 1990, seria inimaginável ver um jogo da Sega rodando
num console Nintendo – já um jogo da Nintendo rodando num console da Sega, é
impossÃvel mesmo, RIARIARIARIARIARRRRRR (tá, parei).
O fato é que, embora não tenha ficado na corda
bamba como a Sega, nem a Nintendo vive mais os momentos de glória do passado.
Não é uma empresa à beira da falência (ainda bem, pois eu gosto da Nintendo),
mas muito de seu público não está mais empolgado com seus produtos. Levando
tudo isso em conta, as duas empresas resolveram unir o hype ao agradável, vindo
a criar um jogo Sonic & Mario nas OlimpÃadas de verão de 2008 (Pequim). Não
sei se foi um fenômeno de vendas, mas foi, pelo menos, um fenômeno de
comentários. Até porque, quem estava na internet, nos fóruns nerds da vida lá
pelas idas de 2004, de vez em quando lia (ou escrevia) coisas do tipo “já
pensou que louco um encontro de Mario e Sonic”? Mal sabÃamos que isso viria a
acontecer um dia, e a surpresa foi inevitável – o departamento de marketing
agradece...
E o fato é que o tal jogo Sonic & Mario
ganhou uma versão para as OlimpÃadas de Inverno de 2010 (Vancouver) e,
novamente, as OlimpÃadas de Verão de 2012 (Londres). Chega, né? Do lado de cá,
gamers e game lover só pensam “ah, legal, eles não são inimigos, mas e aÃ?”.
Apesar dessa disputa de “qual dos dois é o melhor” ter povoado a mente fértil
de muita criança nos anos 1990, hoje em dia já se sabe que Sonic e Mario
pertencem a mundos bem diferentes (como será dito durante os outros artigos da
série).
Não foi a primeira vez que a Nintendo deu à s
mãos com um concorrente e cantou “Somos amigos,
amigos do peito, amigos de uma vez ♫”, um caso bem semelhante
aconteceu quando Digimon – da Toei Animation –, rival ferrenho à época da
explosão Pokémon – da Nintendo – , passou a ter seus games a rodar em consoles
Nintendo. É claro que, aÃ, a Nintendo já havia percebido a diferença estrutural
entre as duas coisas (apesar de Digimon ser uma cópia descarada e quase
assumida de Pokémon). Eu, sinceramente, achava a trama do anime Digimon muito
mais interessante que a de Pokémon, mas o legado deixado por esse último foi
bem maior (todo mundo reconhece uma Pokébola, mas quem reconhece um Digivice?).
Nos games não poderia ser diferente.
Calma, GALËRO... isso aqui é só uma "fan-capa". Encontrei aqui ó. |
A história entre Sonic e Mario é diferente,
nesse caso, porque a franquia Sonic ainda vive uma situação melhor que a
franquia Digimon. O que talvez falte a Sonic seja mais sorte, principalmente em
seus spin-offs (um game do Luigi tem mais apelo comercial do que um do Tails,
vamos combinar!). Se a rivalidade Sonic x Mario acabou, é interessante que cada
um, de cada lado, comece a aprender com os erros e acertos do outro (um exemplo
bom disso será dado na parte 3 dessa série). Aprender nunca é demais.
Paralelos Mario X Sonic #1 – Âmbito geral
Reviewed by Mestre Risada Forçada®
on
7.11.12
Rating:
Nenhum comentário