[TopoDestaque][txmag]

Conseguirá a Rovio mais títulos de peso além de Angry Birds?

A série de jogos Angry Birds, da produtora finlandesa Rovio, tem milhões fãs. Mas, sejamos sinceros, o grande boom já passou. Houve, algum tempo atrás, um enorme frisson em torno da franquia, uma febre comercial que não passou, mas que ficou mais branda. O que é natural – mostra o amadurecimento da franquia e o andamento natural das coisas.

A migração para novas mídias foi um sucesso. As animações da série fazem sucesso tanto na Toons.TV como na TV a cabo – além de Angry Birds Toons e Angry Birds Stella, a série Pig Tales, com sua textura de massinha, se tornou um merecido sucesso. Para 2016, um filme de cinema é esperado.

Mesmo com tanta coisa a favor, a Rovio foi notícia no segundo semestre de 2014 não necessariamente por jogos, mas por causa de uma inesperada demissão de mais de 100 funcionários.

Digamos que muita gente tenha se cansado de puxar estilingues virtuais, deixando de gerar receita à Rovio, principalmente com anúncios, apesar de existir uma gama imensa de produtos licenciados de Angry Birds.

Mas o calcanhar de Aquiles, por enquanto, parece ser a falta de novos títulos de destaque. Amazing Alex, lançado em 2013 é um puzzle divertido, mas não conseguiu fazer seu nome. Retry, o jogo do aviãozinho retrô, também conseguiu sua boa cartela de fãs, mas não tão apaixonados como os de Angry Birds.

Retry, jogo oitentista que pegou, mas não apaixonou.

Do lado das produtoras independentes que participam do projeto Rovio Stars, também vimos sendo presenteados com jogos interessantes – boa parte formada por puzzles casuais, como Juice Cubes ou Plunder Pirates – mas nada que gerasse tanta mídia espontânea e impacto na indústria cultural. Sucessos de crítica, mas não de público, digamos assim.

Sendo assim, pode-se dizer que o desafio para conceber uma nova e eletrizante franquia foi aceito pela Rovio, como já acusam as ações da produtora. Não havia muita escolha, pois tal desafio foi lançado involuntariamente pelo próprio mercado. Com cinco anos da franquia Angry Birds completados em dezembro último, e mesmo estando longe do ostracismo, a produtora terá de se esforçar para sobreviver digna e triunfantemente por mais cinco anos.

Parques temáticos pelo mundo: mais um dos 879856578 produtos licenciados de Angry Birds.



William é publicitário, ator, já fez roteiros pra rádio e ama Sonic. Curte  jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart. No mundo literário, também atende por Enki Jr.
Conseguirá a Rovio mais títulos de peso além de Angry Birds? Conseguirá a Rovio mais títulos de peso além de Angry Birds? Reviewed by Enki Jr. on 18.1.15 Rating: 5

Nenhum comentário