É Carnaval! É época de Samba de Amigo
Talvez acreditem que a capital do Brasil é Guadalajara, e não Buenos Aires como se pensava. Pelo menos é o que pensamos ao ver Samba de Amigo, jogo lançado pela Sega em duas versões: uma para arcade em 1999, posteriormente publicada no Dreamcast em 2000 e outra pra Wii em 2008.
Não há muito segredo ali. Você deve responder aos comandos de tela usando maracas próprias do jogo (a opção Wii Mote + Nunchuk está disponível no Wii). Sua dinâmica lembra Guitar Hero boa parte do tempo, embora também lembre Just Dance algumas vezes. Os comandos aparecem e você deve executá-los com as maracas, apertando botões ou não. O som das maracas é opcional.
O que separou Samba de Amigo de um sucesso tão estrondoso quanto seu similar de guitarra deve ser que... bem... maracas não são um instrumento tão popular como guitarras, né.
Aliás, maraca até pode fazer parte do carnaval caribenho, mas não é lá uma coisa muito comum em samba e você deve saber. O que mostra um fato notório: Samba de Amigo até tem Amigo (nome desse personagem carudo e coloridão), mas não tem samba. Nem o trailer inicial com imagens do Rio de Janeiro é capaz de enganar um bom brasileiro.
Numa visão bem 'La Cucaracha' sobre a América Latina, os produtores da Sega provavelmente entenderam que nosso carnaval não deve ser tão diferente do cubano, mexicano ou colombiano. E eles até estavam certos em alguns aspectos. Mas rumba, cha cha cha e salsa não são o que eu chamaria de "ritmos semelhantes ao samba".
Aliás, em alguns momentos a trilha sonora lembra o clássico do fitness game Zumba, apesar de não haver aquelas coreografias elaboradas (leia-se: mais difíceis que o cão).
Dremcast vs. Wii
Se por um lado houve um melhoramento gráfico do Dreamcast para o Wii, por outro, os fãs do jogo não gostaram muito da versão para o console da Nintendo.
No Dreamcast, um kit com tapete e maracas especiais tornavam o jogo possível. Já no Wii, as maracas não passavam de suporte para acoplar o Wii Mote.
Uma das grandes reclamações é a de que o fio curto que liga o Wii Mote ao Nunchuk não permite que o jogador tenha ampla liberdade para esticar os braços, ao contrário do que acontecia no Dreamcast.
Além do mais, o cenário de Samba de Amigo não tem nenhuma função no jogo senão decoração, já que toda a ação está em seguir comandos indicados no canto direito da tela. Logo, tanto faz que haja ou não um melhoramento gráfico da quizumba que rola ali atrás.
Legado
É difícil falar de legado de um jogo que não fez sucesso. De qualquer forma, o personagem Amigo costuma aparecer nos jogos spin-off do Sonic, como Sonic & Sega All Star Racing por exemplo. Mas deve passar despercebido por muita gente.
Não há muito segredo ali. Você deve responder aos comandos de tela usando maracas próprias do jogo (a opção Wii Mote + Nunchuk está disponível no Wii). Sua dinâmica lembra Guitar Hero boa parte do tempo, embora também lembre Just Dance algumas vezes. Os comandos aparecem e você deve executá-los com as maracas, apertando botões ou não. O som das maracas é opcional.
Arrrrrrrrrrrrrrrrrriba! |
O que separou Samba de Amigo de um sucesso tão estrondoso quanto seu similar de guitarra deve ser que... bem... maracas não são um instrumento tão popular como guitarras, né.
Aliás, maraca até pode fazer parte do carnaval caribenho, mas não é lá uma coisa muito comum em samba e você deve saber. O que mostra um fato notório: Samba de Amigo até tem Amigo (nome desse personagem carudo e coloridão), mas não tem samba. Nem o trailer inicial com imagens do Rio de Janeiro é capaz de enganar um bom brasileiro.
Não sapucaí nessa sua história, manolo!!1! |
Numa visão bem 'La Cucaracha' sobre a América Latina, os produtores da Sega provavelmente entenderam que nosso carnaval não deve ser tão diferente do cubano, mexicano ou colombiano. E eles até estavam certos em alguns aspectos. Mas rumba, cha cha cha e salsa não são o que eu chamaria de "ritmos semelhantes ao samba".
Aliás, em alguns momentos a trilha sonora lembra o clássico do fitness game Zumba, apesar de não haver aquelas coreografias elaboradas (leia-se: mais difíceis que o cão).
Dremcast vs. Wii
Se por um lado houve um melhoramento gráfico do Dreamcast para o Wii, por outro, os fãs do jogo não gostaram muito da versão para o console da Nintendo.
No Dreamcast, um kit com tapete e maracas especiais tornavam o jogo possível. Já no Wii, as maracas não passavam de suporte para acoplar o Wii Mote.
Versão do Dreamcast. |
Um genérico da versão para Wii. Nada além de um suporte para o Wii Mote e o Nunchuk |
Uma das grandes reclamações é a de que o fio curto que liga o Wii Mote ao Nunchuk não permite que o jogador tenha ampla liberdade para esticar os braços, ao contrário do que acontecia no Dreamcast.
Além do mais, o cenário de Samba de Amigo não tem nenhuma função no jogo senão decoração, já que toda a ação está em seguir comandos indicados no canto direito da tela. Logo, tanto faz que haja ou não um melhoramento gráfico da quizumba que rola ali atrás.
Legado
É difícil falar de legado de um jogo que não fez sucesso. De qualquer forma, o personagem Amigo costuma aparecer nos jogos spin-off do Sonic, como Sonic & Sega All Star Racing por exemplo. Mas deve passar despercebido por muita gente.
É Carnaval! É época de Samba de Amigo
Reviewed by Enki Jr.
on
17.2.15
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