[TopoDestaque][txmag]

Zone of the Enders: The 2nd Runner – Quem diria, Kojima acertou novamente

Parecia improvável, mas Kojima conseguiu melhorar, e muito Zone of the Enders!

Z.O.E. The 2nd Runner capa para PS2 (1magem: Divulgação)

Intitulado como Zone of the Enders: The 2nd Runner (Anubis: Zone of the Enders no Japão), o game mostra que o que era bom pode melhorar, e muito, não estou apenas falando de questões gráficas, que por si só já são suficientes, mas o conjunto da obra está agora espetacular.



O game foi lançado 2 anos após o lançamento do primeiro jogo, com mudanças visuais significativas, além de alterações na mecânica do jogo e no sistema de combate.

Os personagens humanos são exibidos como anime 2D lembrando muito alguns jogos de RPG da época. Os combates estão mais dinâmicos e intensos, e o enredo... Ah! O enredo, impecável, por isso começarei explicando o enredo de Z.O.E. The 2nd Runner.

Jehuty em combate (Imagem: Divulgação)
A história inicia-se 2 anos após os eventos de Zone of the Enders, você é Dingo Egret, um minerador que trabalha retirando Metatron em asteroides nas proximidades de Júpiter, ao iniciar suas atividades, Dingo identifica uma assinatura de Metraton, porém a leitura é confusa e Dingo decide averiguar.

Chegando no local da assinatura de Metaron, Dingo avista uma espĂ©cie de galpĂŁo, sem hesitar ele abandona seu LEV e entra no galpĂŁo. No galpĂŁo, Dingo descobre que um orbital frame está sendo guardado naquele local e nesse momento, sem mais e sem menos a equipe de mineradores sĂŁo surpreendidos por um ataque de quem? Bahram, mas porque?


Dingo foi membro da organização militar Bahram, aquela responsável por atacar as colônias;
Seu Lider, Ridley "Nohman" Hardiman, queria que ele voltasse a fazer parte da organização, mas Dingo recusou-se e por conta disso foi emboscado enquanto trabalhava. Em meio Ă  confusĂŁo o galpĂŁo onde Dingo está Ă© atacado, tudo começa a desmoronar, e entĂŁo, Dingo assume o posto de piloto no orbital frame e, como num djavu, ouve-se uma voz familiar dizendo: “Bom dia. Pronto para iniciar a operação de combate!”

E eis que de uma forma gloriosa surge em meio a descargas elétricas e uma explosão, Jehuty, sim! Jehuty, em uma pose imponente sai ao confrontar os inimigos que não terão a menor chance.

       "Inevitável, mas terei de relatar um fato da histĂłria que nĂŁo mencionei no poste anterior, mas se nĂŁo quiser saber basta pular para o prĂłximo paragrafo: O objetivo de Leo era levar o Jehuty em segurança para o Ă´nibus espacial que estava indo ao seu resgate, foi lhe dito que Jehuty seria destruĂ­do, pois era muito poderoso para cair em mĂŁos erradas".

E essa é a espetacular introdução dessa maravilhosa sequencia de Zone of the Enders!

Os gráficos remasterizados ficaram excelentes, nem parece um jogo tão antigo. (imagem: Divulgação)
Graficamente falando, o jogo está muito superior ao seu antecessor, pela fato de haver animação dos personagens humanos em 2D, foi aplicado aos robôs o efeito gráfico cartoon Shade, que é um efeito que simula a coloração de desenhos em 2D, o resultado foi espetacular, pois não parece ter esse efeito e os modelos estão mais bonitos e detalhados.

A jogabilidade teve também uma melhora significativa, além disso, novas armas e golpes foram inseridos ao game.

Outra coisa que mudo drasticamente foi a narrativa do game (como a história é contada através do jogo), no anterior, você pode ir de localidade em localidade para explorar e cumprir objetivos, no 2nd Runner, a narrativa é contada de forma linear através de capítulos.

Jehuty disparando em vários inimigos travados na mira, esse foi um dos recursos que melhorou muito no sistema de combate em relação ao jogo anterior, onde a quantidade de inimigos que poderiam ser travados ao mesmo tempo era bem inferior. (Imagem: Divulgação)

O enredo do jogo é espetacular, o enredo te guiará até o confronto de Jehuty com Anubis, os mais poderosos orbitais frame já criados, será que Jehuty é páreo para Anubis, levando em consideração que o piloto do Anubis, Nohman, já domina por completo todo poder de Anubis? Infelizmente isso você só saberá jogando, ou assistindo vídeo detonado no You Tube.

A riqueza de detalhes ainda continua soberba, as batalha ainda mais incríveis, você pode atacar para qualquer direção no espaço ao seu redor, ataques com espada, novas armas, interação com cenário, maior quantidade de inimigos atacando ao mesmo tempo, lock-on da mira agora abrange uma gama maior de inimigos, chefes fantásticos e incríveis animações 2D no bom estilo amime é o que você irá encontrar ao jogar Zone of the Enders: The 2nd Runner.

Houve rumores de um Zone of the Enders 3, que seria para PS3, mas infelizmente ficamos nos rumores, fiquei tão esperançoso ao saber que Drakengar ganharia um terceiro jogo para PS3, que é outro clássico que nasceu no PS2 e por sorte chegou ao PS3, pensei que isso pudesse acontecer ao Zone of the Enders, mas agora, com essa crise que assola a Konami e a saída do Kojima, acho bem remota as chances disso acontecer.

Oque me resta é curtir o jogo no meu PS2 guerreiro ou, enfiar a cara e pegar a edição Zone of the Enders HD Collection para PS3 e reviver novamente uma das melhores séries que já joguei.





Confira o artigo: Zone of the Enders – Uma celebre obra de Kojima para PS2
Zone of the Enders: The 2nd Runner – Quem diria, Kojima acertou novamente Zone of the Enders: The 2nd Runner – Quem diria, Kojima acertou novamente Reviewed by M. Roger on 21.1.16 Rating: 5

Nenhum comentário