[TopoDestaque][txmag]

WiMi5: Engine para criar jogos em HTML 5 com e sem código #gamedev #indiedev

Para quem não sabe linguagens de programação está ficando cada vez mais fácil produzir um jogo digital. Melhor pontuando: mais fácil do que já foi. Não quer dizer que esteja tão fácil que você consiga produzir um jogo BOM em meia hora. Pelo menos, não ainda.

O novo foco de muitas engines tem sido a abertura para o desenvolvimento de jogos tanto sem códigos como utilizando-se deles. O tradicional Unity já trabalha assim, bem como o Spark Engine. O Construct 2 está alicerçado para trabalhar apenas sem o uso de códigos, mas é muito provável que o Construct 3 seja lançado com tanta polivalência quanto os seus concorrentes.


E, neste cenário, outra ferramenta muito interessante também está se erguendo. O WiMi5, com equipe de desenvolvimento baseada em Bilbao, no País Basco – região autônoma da Espanha – pretende trazer ao desenvolvedor as facilidades da criação com ou sem códigos, numa plataforma online – a exemplo da atual versão do Spark Engine – porém apostando na volta do crescimento da produção de jogos em HTML5 (daí o 5 no nome).
 
Atualmente, a interface está disponível em inglês e espanhol.

De fato, o HTML5 está um tanto desacreditado ultimamente, e já houve quem o colocasse no mesmo rol de formatos obsoletos em que o Shockwave Flash (.swf) já descansa em paz. Ainda assim, muita gente não vê o HTML5 com esse grau de “nojinho”, e para a equipe do WiMi5, definitivamente, a morte do HTML5 é lorota.


Com uma interface mais intuitiva que o Construct 2 em vários aspectos, o WiMi5 exige um pouco mais de raciocínio lógico do desenvolvedor. 


A produção dividida em editor de cena e editor de lógica utilizando-se de fios condutores se assemelham muito à ideia utilizada no Unity 5 (cujo 5, nesse caso, quer dizer “quinta versão” mesmo) e no Unreal 4

E isto é um feliz capítulo a parte, que escancara a intenção do aplicativo em se firmar como uma ferramenta profissional. Mas, recapitulando: você pode não saber programação, mas fica difícil criar alguma coisa sem conhecimento em lógica e um pouquinho de inglês.
Ligue os pontos...
...sem cessar.

Infelizmente, como qualquer outra ferramenta que ainda está se erguendo, o WiMi5 ainda tem muitas limitações – geralmente acompanhadas da promessa de opções sensacionais no futuro. Os jogos produzidos, por enquanto, só podem ser exportados para a própria plataforma de jogos do WiMi5 – uma espécie de Kongregate particular – além da loja de aplicativos do Google Chrome

A exceção a esta regra é dos menos de dez jogos produzidos pela própria WiMi5, e usados como modelo na engine, e que já estão disponíveis na Google Play.

Pois bem, tem gente que sequer sabe da existência de uma loja de aplicativos só do Chrome. Ou acredita que é a mesma loja do Google Play – não é! Por isso, acaba sendo um pouco frustrante para aquele desenvolvedor mais afoito, que sabe que o negócio do momento, especialmente para quem está começando e já quer descolar algum, é ter jogo para Android.

Ghost It!: jogo disponível aqui.

Para um futuro não tão distante, o WiMi5 promete oferecer opções de exportação para inúmeras plataformas de comercialização. O Spark Engine, ferramenta que mais se assemelha ao WiMi5 e cujo crescimento temos acompanhado a mais tempo, garante que será possível exportar até para Steam e Facebook. Nesse tipo de futurologia não existe jogo infalível. É apenas apostar e ver.

Com imagens de divulgação.
WiMi5: Engine para criar jogos em HTML 5 com e sem código #gamedev #indiedev WiMi5: Engine para criar jogos em HTML 5 com e sem código #gamedev #indiedev Reviewed by Enki Jr. on 7.3.16 Rating: 5

Nenhum comentário