WiMi5: Engine para criar jogos em HTML 5 com e sem código #gamedev #indiedev
Para
quem não sabe linguagens de programação está ficando cada vez
mais fácil produzir um jogo digital. Melhor pontuando: mais fácil
do que já foi. Não quer dizer que esteja tão fácil que você
consiga produzir um jogo BOM em meia hora. Pelo menos, não ainda.
O
novo foco de muitas engines tem sido a abertura para o
desenvolvimento de jogos tanto sem códigos como utilizando-se deles.
O tradicional Unity já trabalha assim, bem como o Spark
Engine. O Construct 2 está alicerçado para trabalhar
apenas sem o uso de códigos, mas é muito provável que o Construct
3 seja lançado com tanta polivalência quanto os seus concorrentes.
E,
neste cenário, outra ferramenta muito interessante também está se
erguendo. O WiMi5, com equipe de desenvolvimento baseada em
Bilbao, no País Basco – região autônoma da Espanha – pretende
trazer ao desenvolvedor as facilidades da criação com ou sem
códigos, numa plataforma online – a exemplo da atual versão do
Spark Engine – porém apostando na volta do crescimento da produção
de jogos em HTML5 (daí o 5 no nome).
Atualmente, a interface está disponível em inglês e espanhol. |
De
fato, o HTML5 está um tanto desacreditado ultimamente, e já houve
quem o colocasse no mesmo rol de formatos obsoletos em que o
Shockwave Flash (.swf) já descansa em paz. Ainda assim, muita gente
não vê o HTML5 com esse grau de “nojinho”, e para a equipe do
WiMi5, definitivamente, a morte do HTML5 é lorota.
Com
uma interface mais intuitiva que o Construct 2 em vários aspectos, o
WiMi5 exige um pouco mais de raciocínio lógico do desenvolvedor.
A produção dividida em editor de cena e editor de lógica utilizando-se de fios condutores se assemelham muito à ideia utilizada no Unity 5 (cujo 5, nesse caso, quer dizer “quinta versão” mesmo) e no Unreal 4.
E isto é um feliz capítulo a parte, que escancara a intenção do aplicativo em se firmar como uma ferramenta profissional. Mas, recapitulando: você pode não saber programação, mas fica difícil criar alguma coisa sem conhecimento em lógica e um pouquinho de inglês.
Ligue os pontos... |
...sem cessar. |
Infelizmente,
como qualquer outra ferramenta que ainda está se erguendo, o WiMi5
ainda tem muitas limitações – geralmente acompanhadas da promessa
de opções sensacionais no futuro. Os jogos produzidos, por
enquanto, só podem ser exportados para a própria plataforma de
jogos do WiMi5 – uma espécie de Kongregate particular – além da
loja de aplicativos do Google Chrome.
A exceção a esta regra é dos menos de dez jogos produzidos pela própria WiMi5, e usados como modelo na engine, e que já estão disponíveis na Google Play.
Pois
bem, tem gente que sequer sabe da existência de uma loja de
aplicativos só do Chrome. Ou acredita que é a mesma loja do Google
Play – não é! Por isso, acaba sendo um pouco frustrante para
aquele desenvolvedor mais afoito, que sabe que o negócio do momento,
especialmente para quem está começando e já quer descolar algum, é
ter jogo para Android.
Ghost It!: jogo disponível aqui. |
Para
um futuro não tão distante, o WiMi5 promete oferecer opções de
exportação para inúmeras plataformas de comercialização. O Spark
Engine, ferramenta que mais se assemelha ao WiMi5 e cujo crescimento
temos acompanhado a mais tempo, garante que será possível exportar
até para Steam e Facebook. Nesse tipo de futurologia não existe jogo
infalível. É apenas apostar e ver.
Com imagens de divulgação.
WiMi5: Engine para criar jogos em HTML 5 com e sem código #gamedev #indiedev
Reviewed by Enki Jr.
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7.3.16
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