A vingança de Beltrano & seus amigos #TchauOrkut
Era uma vez uma rede social criada por um turco numa empresa americana de tecnologia. Essa empresa não dava lá muita importância ao projeto do turco, mas, quando deu por si, o tal projeto já havia tomado proporções mundiais. Um tanto tímidas, é verdade. Mas foi só piscar o olho mais um pouquinho, que a tal rede social já era um dos sites mais populares do Brasil - ah, e da Índia também, diz a lenda.
Nossa.... Que montagem engraçzzzZZZzzZzZz... |
O nome do turco, Orkut Buyuuyikioksobrenomedifícilpradedéu, acabou batizando a tal rede social. Orkut até aceitou virar "Yogurt" numa brincadeira de 1º de abril. Logo, empresários brasileiros decidiram seguir na "mesma onda". Aí surgiu o 1 Grau, o Gazzag, o Clubão, e outros tantos sites "inspirados" no Orkut, que só quem vivenciou a internet entre 2005 e 2007 sabe do que se trata.
De todos esses sites, talvez quem tenha ganhado uma sobrevida maior seja o Beltrano.
Seu grande chamariz foi a interface em português, num época em que o Orkut era todo em inglês, mesmo com brasileiros saindo pelo ladrão. O termo "orkutização" ainda não havia sido cunhado. Mas tão logo o Orkut ganhou versão em português e o Beltrano perdeu a força.
Sua sobrevida aconteceu graças à sua agregação a um grande portal de internet do Brasil - o Terra. Se não me engano, o Beltrano ainda funcionava em 2012, mas também não resistiu ao fenômeno Facebook.
De todos esses sites, talvez quem tenha ganhado uma sobrevida maior seja o Beltrano.
Fulano and Sicrano not found. |
Sua sobrevida aconteceu graças à sua agregação a um grande portal de internet do Brasil - o Terra. Se não me engano, o Beltrano ainda funcionava em 2012, mas também não resistiu ao fenômeno Facebook.
Agora, à iminência da desativação do Orkut, posso dizer que Beltrano e todos esses sites dessa leva estão devidamente vingados. O mesmo Orkut que os mandou para o limbo, também ganhará seu quinhão no rol de coisas ultrapassadas que deixaram de existir.
O Orkut levará consigo as primeiras experiências de boa parte dos internautas brasileiros no que diz respeito a network games, que já acontecia em outras redes como o Facebook e o Friendster, sites que a grande massa desconhecia. Tudo começou com o inocente Buddy Poke, entre 2007 e 2008. Avatares fofinhos de usuários brincavam em escorregadores, davam tapa na bunda um do outro e outras bobagenzinhas mais.
O potencial de jogos só foi realmente explorado com a ascensão de Colheita Feliz (carinhosamente chamado de "Roubalheita Feliz" por alguns). Acusado de ser uma cópia de FarmVille, da produtora Zynga, a colheita da PayMentez caiu no gosto da galera, apesar de ser meio chato ver que sua plantação fora usurpada por algum amigo enquanto você dormia.
Mais a diante, outros títulos da PayMentez e de outras produtoras como a Vostu também ganharam projeção, como o Segredos do Mar. Os jogos de Orkut até criaram uma diva instantânea: uma jovem senhora, que se auto declarava esquizofrênica e queria revisão em sua quantidade de moedas verdes.
Muita coisa mudou no mundo dos network games. Hoje você só pode enviar vantagens aos jogos dos seus amigos, nunca prejuízos, e mesmo assim, há quem odeie os convites de jogos. E as fazendas virtuais, sem toda aquela força de outrora, também tendem a caminhar para o mesmo fim do Orkut.
William é publicitário, roteirista, ator em formação e Sonicmaníaco. Curte jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart. No mundo literário, também atende por Enki Jr.
A vingança de Beltrano & seus amigos #TchauOrkut
Reviewed by Enki Jr.
on
16.8.14
Rating:
Nenhum comentário