[TopoDestaque][txmag]

Vale a pena lembrar: 'Californication'

Embora os primórdios do videogame datem de um período anterior, a cultura gamer começou a tomar forma na década de 1980, com jogos como Pac Man, Mario e... bem, essa história você encontra nas Wikipédias da vida. Nos anos 1990, os games conquistaram a molecada. E assim que eram vistos: coisa da molecada. A visão de jogos de videogame como algo para adultos tardou a entrar na cabeça de muita gente – e ainda há, em pleno 2014, quem ache que videogame não é coisa de adulto!

Nos anos 1990, os videogames povoaram a cabeça de pais e, principalmente, mães com teorias absurdas. Iam desde a história que o videogame estragava a televisão – o que jamais foi confirmado, embora uma explicação plausível seja a de que as televisões estragavam mais rapidamente por ficarem mais tempo ligadas – até estudos conflitantes que diziam tanto que o videogame ajudava no raciocínio – e, consequentemente, nos estudos – quanto os que diziam que atrapalhava. Videogame virou recompensa: “se for bem na prova, videogame liberado, senão, eu e seu pai o confiscaremos”.

Os primeiros lampejos dos videogames em 3D vieram na segunda metade da década de 1990. Já “Californication”, música de álbum homônimo dos Red Hot Chilli Peppers, veio em 1999 – talvez não tenha sido a primeira referência aos videogames como cultura pop, mas foi sim uma das primeiras a ganhar notoriedade no mundo da música. No videoclipe, versões 3D dos integrantes da banda passeiam por um jogo de ação e aventura que,  olhando a partir de hoje, até lembra franquias como GTA e The Sims.

Fase bônus quedê?
ão que “Californication” fosse uma inovação somente por causa disso. Há um filme que comumente passa na Sessão da Tarde, chamado O Gênio do Videogame (The Wizard, EUA - 1989), em que duas crianças do barulho, que jogam muito bem Super Mario Bros. passam por perigos e aventuras que até Deus duvida (#baduntisss) indo para uma competição de games. Também há várias adaptações de jogos para o cinema que vêm acontecendo desde muito antes de “Californication”, bem como a migração de franquias como Super Mario, Sonic e Pokémon para a televisão.

A estética de “Californication” dá outro grau à coisa. Apresenta o adulto jogador, numa época em que o primeiro GTA era lançado e matéria do Fantástico apavorava os pais por causa disso. Digamos que o carinha que jogava Pac Man tinha crescido, continuava jogando videogame – mas não aquelas mesmas coisas de antes – e, de certa forma, era mostrado em “Californication”.

Se você nasceu de 2000 pra cá, e foi alfabetizado pelos Jonas Brothers, fica o clipe para que vejam.




William é publicitário, roteirista, ator em formação e Sonicmaníaco. Curte  jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart. No mundo literário, também atende por Enki Jr.
Vale a pena lembrar: 'Californication' Vale a pena lembrar: 'Californication' Reviewed by Enki Jr. on 18.8.14 Rating: 5

Nenhum comentário