[TopoDestaque][txmag]

Zone of the Enders – Uma celebre obra de Kojima para PS2

Zone of the Enders para PS2 - Capa (imagem: Divulgação) 
Aproveitando o gancho com tantas notícias envolvendo o nome de Hideo Kojima, irei falar sobre uma série produzida pela Kojima Produções e que muitos desconhecem, mesmo a série ganhando um versão remasterizada para o PS3 XBox 360, o Zone of the Enders HD Collction.

Para se ter uma ideia da grandeza desta série, foram lançados inicialmente dois episódio para PS2 e um para Game Boy Advanced, posteriormente, o estúdio de animação Sunrise adaptou a história do jogo para a TV com 26 episódios e um filme OVA.


Zone of the Enders é um game de ação e aventura onde no herói pilota um Mecha (Robôs gigantes pilotados por um ou mais indivíduos, também conhecidos como Mobilesuit), essa é a base da essência do game, mas a trama é bem complexa, bem como os demais jogos do Kojima.

A história se passa no final do século 22, a raça humana colonizou Marte e a orbita de Júpter e uma nova fonte de energia na foram de minério foi descoberta, o Metatron, além disso, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas nas colônias e os governantes da Terra começam a ver com maus olhos o prosperar das colônias e a descoberta dessa nova fonte de energia que é extremamente cara, onde será que vi algo assim?

Jehuty em combat com o Boss Neith (imagem; Divulgação)

Os governantes da Terra promovem embargos e cria leis rígidas aos colono espaciais, o que gera muito descontentamento e o surgimento de organizações que fazem frete às imposições que a Terra está fazendo aos colonos, chamados de Enders pelos terráqueos.

Olha sĂł que interessante, fonte de energia valiosa, restrições e imposições, organizações antigovernamentais, desenvolvimentos de armas, no que isso dá?  Em guerra claro!

Enquanto todo esse tumulto não acontecia, os humanos das colônias criaram os Orbital Frames, uma espécie de robôs gigantes pilotáveis para diversas aplicações, tanto na indústria quanto na área militar.

A Terra declara guerra aos Enders, nisso um novo tipo de Orbital Frame está sendo desenvolvido, são armas extremamente poderosas que utiliza o Metatron com fonte de energia. Sabendo disso, o governo da Terra, monta uma força tarefa para confiscar os dois Orbital Frames criados pelos Enders, Jehuty e Anubis. Anubis cai nas mãos dos terráqueos, mas Jehuty segue escondido e ninguém sabe seu paradeiro, nisso a guerra chega a todas as colonas, e ai nos deparamos com Leo Stenbuck, jovem de 12 ano que mora colônia Antilia, fixada em um asteroide na orbita de Júpter, Leo está sendo vítima de bulling quando um Orbital Frame cai sobre seus intimidadores, Leo é o único que sobrevive, como se não bastasse ser pego em meio a uma batalha de Orbital Frames e ver pessoas sendo mortas em sua frente, Leo é perseguido por um Orbital Frame não tripulado.

Jehuty em combate com diversos inimigos (Imagem: Divulgação)
Leo consegue achar abrigo, mas é logo localizado pelo Robô que o encurrala, na ânsia por sobreviver, Leo tenta buscar abrigo e quando se dá conta está dentro de um cockpit de um Orbital Frame, assim que ele cai sentado no banco ele ouve uma saudação, "Bom dia. Pronto para a operação de combate", quem diz isso á ADA, Inteligencia artificial que auxiliam os pilotos daquele Orbital Frame, na verdade, Leo não poderia estar em local melhor, o Orbital Frame no qual acidentalmente ele foi parar é Jehuty, e percebendo a atividade hostil do outro Orbital Frame, ADA inicia o sistema de treinamento em combate, após isso assumimos o controle de Jehuty e a coisa fica séria.

Essa é a introdução do jogo, e que jogo! O jogo apesar de velho, pois foi lançado em 2001, conta com todo o minimalismo de Kojima para atentar aos detalhe, com certeza esse jogo tem que fazer parte de sua coleção, aproveite e jogo a continuação que é soberba e consegue superar seu antecessor, mas deixarei isso para uma nova postagem.

Se você, a meu exemplo, mantém seu PS2 ativo, é fácil conseguir jogar Zone of the Enders e vocês sabem bem disso, agora se vocês possuem PS3 ou XBox 360, vale a pena pegar a edição HD Collection que está saindo na média por R$ 50,00 e contém os dois jogos da série para PS2, e podem ter certeza que a experiência vela a pena.


Nos vemos na prĂłxima postagem falando sobre Zone of theEnders: The 2nd Runner.





Zone of the Enders – Uma celebre obra de Kojima para PS2 Zone of the Enders – Uma celebre obra de Kojima para PS2 Reviewed by M. Roger on 11.1.16 Rating: 5

Nenhum comentário