Entrevista com Theodora Kapsali, co-fundadora do Spark Game Engine
Eu tive a felicidade de conversar por e-mail com
Theodora Kapsali, a responsável de marketing desse projeto que é
tocado por três empreendedores gregos.
Confira, com exclusividade:
Quem são as pessoas por trás do Spark Game Engine?
Aris Kostakos – Desenvolvedor de jogos desde sua
adolescência. Ele tem experiência em muitos motores de jogo –
confira a apresentação que ele fez, onde ele descreve como tudo
aconteceu (é em grego, mas nós adicionamos as legendas, então
certifique de que a opção está ligada).
Athina Founta – designer gráfico por 10 anos…
ela é nossa designer de interface de usuário e de experiência (UI
e UX) e também está criando os assets livres que vamos ter
inicialmente disponível em Spark.
Theodora Kapsali – Eu tenho 8 anos de
experiência como gerente e sou responsável pelo lado de marketing e
negócios do Spark Engine.
Como pode o Spark Game Engine pode ajudar pessoas que
querem criar seu primeiro jogo?
Nós vamos oferecer uma interface fácil de usar
com função arrastar e soltar nada intimidadora. Alguém
com pouca ou nenhuma experiência será capaz de criar um jogo usando
comportamentos. Confira mais alguns detalhes aqui.
O mais importante
é que se você se envolver com a nossa comunidade agora, você terá
a oportunidade de fortalecer e influenciar o Spark. Por exemplo: nós
viemos com uma interface do usuário que nós acreditamos que é
fácil de usar e muito menos intimidador do que outros motores de criação de jogos, mas você pode não se sentir da mesma maneira e ter sugestões
para torná-lo mais fácil. Estamos abertos a sugestões e
comentários de nossa comunidade.
Em quê o Spark é diferente de outros programas para a criação de jogos?
Nosso objetivo final é tornar a criação de um jogo menos
intimidadora do que é agora. Fazer um jogo é
uma tarefa difícil, não há dúvida sobre isso. Mas nós sentimos
que há maneiras de torná-lo mais fácil e mais acessível aos
interessados na indústria. A interface do usuário é uma
grande parte disso, assim como as funções técnicas que iremos
oferecer para dar flexibilidade a criadores e muitas outras
possibilidades.
Outro objetivo é ser capaz de ajudar os aspirantes a desenvolvedores de jogos a aprender a usar código, se
quiserem, através da criação do jogo. Este será mais evidente em
uma versão posterior. Nosso principal objetivo é liberar a primeira
versão para que as pessoas possam começar a criar e pôr as mãos
no Spark.
Confira o breve texto "Code or Not" no site (em inglês). |
O que pode ser criado usando o Spark Game Engine?
Qualquer jogo, 2D, 3D, multiplayer, de um único
jogador, seja qual for o que o criador quiser. Com o lançamento
inicial que está chegando, você será capaz de criar vários jogos
2D usando comportamentos e em uma base regular, haverá atualizações
para que você possa fazer mais coisas com Spark. Multiplayer e 3D
serão adicionados mais tarde.
Quais são os conhecimentos básicos que uma
pessoa deve ter para criar um jogo usando o Spark Game?
Alguém pode criar algo fantástico mesmo sem saber como programar?
O conhecimento básico seria a ideia do jogo e o
conhecimento de como a mecânica será. Os comportamentos que alguém
pode usar são bastante autoexplicativos, por exemplo caminhar,
correr, velocidade, aceleração, etc. Não é necessário
programação com Spark Game Engine… realmente nada nem uma linha.
Quando a versão final do Spark Game Engine estará disponível? Já há alguma versão para as pessoas curiosas?
Se você estiver interessado em Spark, você pode
se inscrever na nossa newsletter, de modo que você estará
acompanhando nosso progresso e saberá quando lançarmos uma versão inicial que
você possa usar. Decidimos que não vamos mais anunciar quaisquer
datas de lançamento para evitar desapontamentos, mas estamos
confiantes de que uma liberação virá muito em breve, pois estamos
atualmente polindo as ferramentes, implementando a interface do
usuário e adicionando muitos comportamentos que você será capaz
usar.
Prévia da interface. |
O Spark Engine é um software de código
aberto? As pessoas podem dar alguma contribuição para o projeto?
O backend (painel administrativo) do Spark não é
open source, no entanto, o editor é. É totalmente extensível e,
portanto, você pode alterar processadores, sistema de som, sistema
de multiplayer, tudo. O código do editor será lançado no GitHub
logo depois da liberação.
Confira mais informações no site oficial do
Spark Game Engine.
Para ler a entrevista no original em inglês, clique aqui.
Para ler a entrevista no original em inglês, clique aqui.
Entrevista com Theodora Kapsali, co-fundadora do Spark Game Engine
Reviewed by Enki Jr.
on
12.8.16
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