Construct – tenha seu próprio joguinho no Facebook
Quem já teve ideia de ter seu próprio joguinho no Facebook pode não saber, mas fazê-lo é mais fácil do que parece. É claro que não é um processo mágico, com coisas aparecendo do nada na sua frente, mas a Scirra Games tem uma ferramenta interessante para esse caso – é o Construct.
À manipulação do referido programa, não é necessário o conhecimento em linguagem de programação, o que pode facilitar a vida de quem quer fazer seu próprio joguinho – ou não. Já ouvi comentários de gente que quis fazer jogos através do Construct e reclamou, justamente, por causa desse detalhe, já que, à concepção da pessoa, certos comportamentos são mais facilmente feitos através de programação do que nas atribuições esquemáticas do Construct. Mas se você é do tipo que mal sabe o que quer dizer "int = 0;", certamente o Construct é a sua cara!
Também é meio óbvio avisar que, caso você não conheça, poderá aprender a mexer no Construct através de tutoriais espalhados nesse internetão véio ser porrrtêra, além do clássico "fuçar por curiosidade", mas isso não vai acontecer de uma hora pra outra – eu, particularmente, aprendi a usar Photoshop através da fuçação, e ninguém tem o que reclamar de mim. Se você é mal de desenho, o Construct também não vai fazer esse tipo de milagre por você. Ou seja: desenhe bem bonito o cenário e os personagens do seu jogo num Corel Draw, Illustrator ou Photoshop da vida e, caso você seja uma negação nisso, peça para um amigo (ou pague, nem que seja com um copo de Dolly Guaraná e um tubo de bolacha Passatempo recheada).
Outra facilidade do Construct é a disposição de vários exemplos de comportamento, onde você pode manipular esquemas consagrados em jogos igualmente consagrados. Há um desses exemplos, por exemplo (um beijo em cada palavra repetida, sssmack!), que recria com perfeição o engine de Angry Birds, com as "gaiolas" dos porcos, o estilingue e tudo mais – curiosamente, é um porco que é atirado pelo estilingue no tal exemplo.
Além do Facebook, o Construct também permite que você publique jogos em smartphones, no próprio site da Scirra Games, na internet em geral através de HTML5 e no Kongregate que, pra quem não sabe, é uma espécie de YouTube de games.
É bom, por fim, lembrar que, mesmo tendo a – suposta – facilidade da não-necessidade de conhecimento em linguagem de programação, você só irá dominar o Construct se se dedicar a aprender suas funções. Também é bom lembrar que a Scirra oferece uma versão gratuita da versão mais recente, o Construct 2, mas há também versões pagas com mais funcionalidades – talvez aquela funcionalidade que você queria esteja numa dessas versões pagas, campeão, portanto, talvez seja hora de abrir a carteira e gastar ... diga-se de passagem, em libras esterlinas!
Para baixar o Construct 2, gratuitamente, clique aqui (pouco mais de 100 MB).
Tutorial em português.
William é publicitário, roteirista, ator em formação e SonicmanÃaco. Curte jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart.
Construct – tenha seu próprio joguinho no Facebook
Reviewed by Mestre Risada Forçada®
on
26.4.13
Rating:
Nenhum comentário