Game Retrô #4 - Excite Bike
Hoje lembraremos de um clássico de corrida da Nintendo da década de 1980 (mais precisamente de 1984). O Excitebike reproduzia um cenário daquilo que conhecemos como motocross, à maneira da época. Ou seja, o jogo era - OBVIAMENTE - em 2D, e a pista era linear, ou seja, não havia curvas nem perspectivas de trás do personagem, como é muito comum em jogos de corrida.
O objetivo era chegar à linha de chegada entre os três primeiros. Mas, para tanto, você deveria controlar sua aceleração, pois se você acelerasse exagerada e indiscriminadamente, sua moto deveria parar para não fundir o motor. Uma moto de mentirinha dentro de um jogo de motocross de mentirinha corre risco de fundir o motor? Não, é claro. Mas a intenção, muito provavelmente, era a de fazer o jogador sentir o realismo do jogo (Ok, cumpadi). Esse era, provavelmente, o ponto menos divertido do jogo.
Outro fato importante, era em relação à s rampas, que serviam para dar os saltos mais insanos possÃveis. Algumas, inclusive, não tinham paralelos reais com rampas de motocross (oi, realismo). Mas, de qualquer forma, dominá-las era essencial. Em muitos casos, elas eram a única forma de você se desviar de uma poça de lama que deixaria sua moto mais lenta (a sua, é claro, porque as motos da "máquina" eram rapidinhas, rapidinhas...). Nos nÃveis mais difÃceis, o tempo para cumprir uma volta era muito, muito escasso, e a única forma aparente de vencer era pulando as rampas que apareciam pelo caminho, e faziam a moto acelerar bastante enquanto pulava, diminuindo o tempo da volta. Se o pulo desse errado, porém, sua moto se estabacaria e rolaria no chão, fazendo você perder ainda mais tempo - aà era game over fácil!
Do yourself
Uma parte interessante do Excite Bike era a possibilidade de criar seu próprio circuito (criar cenários personalizados era comum à época, embora as personalizações nem fossem tão sensacionais assim). Você poderia inserir as rampas mais estrambóticas do mundo, e também podia editar o número de voltas. Não servia para melhorar seu nÃvel nem nada do tipo, e não existia a dinâmica de Ãtens desbloqueados conforme você melhorasse (ou seja, rampas que só apareciam em fases avançadas do jogo normal, poderiam ser usadas desde sempre no modo de personalização).
Recordar é viver:
Apesar dos pesares, Excite Bike era um jogo bem bacaninha, e divertiu a infância de muita gente. Bem que a Nintendo poderia embarcar nessa onda de remakes e fazer um Excite Bike com a cara dos anos 2010.
William é publicitário, roteirista, ator em formação e SonicmanÃaco. Curte jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart.
Game Retrô #4 - Excite Bike
Reviewed by Mestre Risada Forçada®
on
11.4.13
Rating:
Nenhum comentário