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Game Retrô #4 - Excite Bike


Hoje lembraremos de um clássico de corrida da Nintendo da década de 1980 (mais precisamente de 1984). O Excitebike reproduzia um cenário daquilo que conhecemos como motocross, à maneira da época. Ou seja, o jogo era - OBVIAMENTE - em 2D, e a pista era linear, ou seja, não havia curvas nem perspectivas de trás do personagem, como é muito comum em jogos de corrida.

O objetivo era chegar à linha de chegada entre os três primeiros. Mas, para tanto, você deveria controlar sua aceleração, pois se você acelerasse exagerada e indiscriminadamente, sua moto deveria parar para não fundir o motor. Uma moto de mentirinha dentro de um jogo de motocross de mentirinha corre risco de fundir o motor? Não, é claro. Mas a intenção, muito provavelmente, era a de fazer o jogador sentir o realismo do jogo (Ok, cumpadi). Esse era, provavelmente, o ponto menos divertido do jogo.


Outro fato importante, era em relação às rampas, que serviam para dar os saltos mais insanos possíveis. Algumas, inclusive, não tinham paralelos reais com rampas de motocross (oi, realismo). Mas, de qualquer forma, dominá-las era essencial. Em muitos casos, elas eram a única forma de você se desviar de uma poça de lama que deixaria sua moto mais lenta (a sua, é claro, porque as motos da "máquina" eram rapidinhas, rapidinhas...). Nos níveis mais difíceis, o tempo para cumprir uma volta era muito, muito escasso, e a única forma aparente de vencer era pulando as rampas que apareciam pelo caminho, e faziam a moto acelerar bastante enquanto pulava, diminuindo o tempo da volta. Se o pulo desse errado, porém, sua moto se estabacaria e rolaria no chão, fazendo você perder ainda mais tempo - aí era game over fácil!



Do yourself

Uma parte interessante do Excite Bike era a possibilidade de criar seu próprio circuito (criar cenários personalizados era comum à época, embora as personalizações nem fossem tão sensacionais assim). Você poderia inserir as rampas mais estrambóticas do mundo, e também podia editar o número de voltas. Não servia para melhorar seu nível nem nada do tipo, e não existia a dinâmica de ítens desbloqueados conforme você melhorasse (ou seja, rampas que só apareciam em fases avançadas do jogo normal, poderiam ser usadas desde sempre no modo de personalização).

Recordar é viver:



Apesar dos pesares, Excite Bike era um jogo bem bacaninha, e divertiu a infância de muita gente. Bem que a Nintendo poderia embarcar nessa onda de remakes e fazer um Excite Bike com a cara dos anos 2010.

William Ã© publicitário, roteirista, ator em formação e Sonicmaníaco. Curte  jogos de plataforma, mas não dispensa um GTA ou Mario Kart.

Game Retrô #4 - Excite Bike Game Retrô #4 - Excite Bike Reviewed by Mestre Risada Forçada® on 11.4.13 Rating: 5

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